X

Educação

Mais de 95% das crianças brasileiras frequentam escola

Mesmo assim, ainda há quase 2 milhões de meninas e meninos fora da escola, e grande parte deles vem de famílias de baixa renda

Brasil 61

Publicado em 13/11/2019 às 10:10

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Arquivo/Agência Brasil

O Brasil alcançou conquistas importantes nos últimos 30 anos, mas ainda enfrenta problemas para garantir todos os direitos a cada criança e adolescente. Em comemoração ao 30º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lançou nesta semana um relatório com os principais avanços e desafios enfrentados por meninas e meninos brasileiros.

O levantamento aponta que 95,3% das crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos frequentam regularmente a escola. Mas, segundo o chefe de comunicação da Unicef, Michael Klaus, cerca de 2 milhões de crianças ainda não estão estudando.

“Baixou muito o número das crianças fora da escola. Hoje, estimamos que basicamente 2 milhões de crianças não estão na escola; sobretudo, na faixa etária mais alta, de 15 e 16 anos, e também crianças jovens, de 4 e 5 anos, quando não tem creches. Então, ainda fica um grave problema, mas comparado com 1990, a situação melhorou muito”, destaca.

Klaus ressalta ainda que outra grande preocupação é com a qualidade da educação das crianças brasileiras.

“Em muitos casos, as crianças estão na escola, muito bem, mas não aprendem muito. E isto, obviamente, é um problema. Acabamos de analisar os dados oficiais e, por exemplo, no ano passado, havia mais de 3 milhões de estudantes de escolas estaduais e municipais que foram reprovados ou que abandonaram a escola no Brasil. Então, isso nos diz que a qualidade na educação em muitos casos não é o suficiente”, conta.

O estudo mostra também que a violência se tornou um problema abrangente para os jovens, principalmente os que pertencem a minorias étnicas ou grupos vulneráveis.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Colégio São José e Colégio Stella Maris são homenageados pela Câmara de Santos

As homenagens ocorrerão durante sessão solene, na Sala Princesa Isabel, do Paço Municipal, às 19 horas

Cotidiano

Guarujá quer mudar as duas entradas da cidade, diz secretário

Adilson de Jesus deu entrevista exclusiva ao Diário na manhã desta segunda (18)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter