Inscrições para cursos técnicos gratuitos do Pronatec terminam na sexta

A primeira fase de inscrições – de 17 a 21 de março – é voltada para os candidatos que já concluíram o Ensino Médio e que realizaram a prova do Enem

Comentar
Compartilhar
18 MAR 201415h52

Até sexta-feira (dia 21) estarão abertas as inscrições oficiais para o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), do Governo Federal. São oferecidos gratuitamente cursos técnicos com duração entre um e dois anos.

Este ano, a novidade é a parceria com instituições de ensino privadas. Em Santos, a Unimonte aderiu ao Pronatec e oferece nove cursos gratuitos: Análises Clínicas, Análises Químicas, Técnico em Agente Comunitário de Saúde, Técnico em Gerência de Saúde, Técnico em Informática, Técnico em Informática para Internet, Técnico em Logística, Técnico em Programação de Jogos Digitais e Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos.

A primeira fase de inscrições – de 17 a 21 de março – é voltada para os candidatos que já concluíram o Ensino Médio (rede pública ou bolsista integral da rede privada) e que realizaram a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O site de inscrição será o www.sisutec.mec.gov.br. Nele, o candidato escolhe o curso de interesse e a instituição de ensino na qual quer estudar.

Vale lembrar que é do candidato a responsabilidade de acompanhar o calendário oficial do Pronatec e de realizar a sua inscrição no link oficial. As instituições de ensino não podem garantir vagas.

Até sexta-feira (dia 21) estarão abertas as inscrições oficiais para o Pronatec (Foto: Reprodução)

Ensino Técnico | Criado em 2011 pelo Governo Federal, o Pronatec visa ampliar e democratizar a educação profissional e tecnológica no País e aumentar as oportunidades de formação. A iniciativa, antes restrita a instituições federais e aos serviços nacionais de aprendizagem, está incluindo, de forma inédita, instituições privadas de ensino em 2014.

Na parceria com o Governo Federal, a Unimonte fornece sua infraestrutura e corpo docente aos participantes do Pronatec, que poderão ter contato, mesmo em um curso técnico, com o universo de uma faculdade e seus espaços acadêmicos. O Senai (Serviço Nacional da Aprendizagem Industrial) estima que até 2015 o setor de indústria precisará de mais de 5 milhões de técnicos formados, sendo 2,5 milhões no Estado de São Paulo.

“O mercado precisa de profissionais qualificados em bons cursos técnicos. E é isso o que o Pronatec promove com a parceria juntos às universidades que já contam com infraestrutura, laboratórios e professores com formação acadêmica e experiência na vida profissional. Com uma profissão garantida, o aluno terá trabalho e recursos para custear a faculdade no futuro”, diz o professor José Ângelo Alvarez, responsável acadêmico do Pronatec na Unimonte. Mais informações podem ser obtidas em www.unimonte.br/pronatec.

Calendário oficial do PRONATEC 

> De 17 a 21 de março: inscrições dos candidatos que já concluíram o Ensino Médio (rede pública ou bolsista integral da rede privada) e que realizaram a prova do ENEM. O site de inscrição será owww.sisutec.mec.gov.br;

> 25 de março: resultado da 1ª chamada;

> De 26 a 28 de março: matrículas dos candidatos selecionados na 1ª chamada;

> 1º de abril: resultado da 2ª chamada;

> 02 e 04 de abril: matrículas dos candidatos selecionados na 2ª chamada;

> 07 a 13 de abril: inscrições on-line para vagas remanescentes (apenas para quem já concluiu o Ensino Médio, sem necessidade de ter feito o Enem).