X

Educação

Inscrições para cursos profissionalizantes podem ser feitas até hoje

Parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico oferece a alunos do Ensino Médio 13 opções de formação voltadas ao mercado de trabalho. São oferecidas 20 mil vagas

Publicado em 08/04/2014 às 13:16

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os alunos do Ensino Médio da rede estadual de ensino têm até hoje, dia 8 de abril, para se inscreverem no programa “Via Rápida – Educação Integral”. No total, são ofertadas 20 mil vagas nos cursos profissionalizantes que serão oferecidos pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. As inscrições devem ser feitas no Portal da Educação.

O projeto é atrelado ao Programa Via Rápida Emprego do governo paulista, e oferece 13 opções de formação diferentes em áreas como "Cuidando de Idosos", "Agentes de Turismo", "Gestor de Projetos Sociais" e "Organizador de Eventos". As aulas com o foco no mercado de trabalho são para a 3ª série do Ensino Médio, complementar à grade regular de ensino, o que amplia a jornada dos estudantes na rede estadual.

No total, as vagas são distribuídas em 330 escolas estaduais, de 135 municípios diferentes, sendo 8.500 oportunidades na capital e Grande São Paulo e outras 11.500 no interior. As unidades foram selecionadas por terem estrutura que comporte ao menos duas turmas extras - de 30 alunos em cada sala - disponíveis para o "Via Rápida".

O prazo para as inscrições termina hoje e aulas terão início entre este mês e o início de maio. Para se inscreverem, os alunos precisam ter CPF. Após a conclusão dos cursos, todos os participantes recebem certificados de qualificação profissional e podem ser encaminhados a programas remunerados de estágios.

Os alunos do Ensino Médio da rede estadual de ensino têm até hoje, dia 8 de abril, para se inscreverem no programa “Via Rápida – Educação Integral” (Foto: Divulgação)

"Com o Via Rápida, criamos mais uma opção para aumentar a permanência dos nossos alunos na escola, seja por meio de um currículo diferenciado ou de cursos profissionalizantes que o preparem para o mercado. Fortalecemos o compromisso com a educação integral, pedagógica e social dos estudantes", afirma a secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Além do "Via Rápida - Educação Integral", os diversos programas que ampliam a permanência dos alunos nas escolas da rede estadual somam em média de 250 mil alunos já contemplados.  Uma destas ações é o Novo Modelo de Ensino Integral, presente hoje em 182 escolas e com 55 mil estudantes de Ensino Fundamental II e Médio atendidos.

O número atual é 11 vezes maior comparado aos 5 mil alunos participantes no início do programa em 2012. Estas unidades oferecem estrutura com laboratórios, disciplinas eletivas e gratificação de 75% sobre o salário-base dos profissionais atuantes por causa da dedicação exclusiva.

Outro exemplo de jornada estendida é oferecida pelo Vence, programa que desde a criação já têm 65 mil matriculados. Nele, o estudante da rede acessa o Ensino Médio e, no horário oposto, cursos técnicos variados fornecidos por instituições conveniadas. Há ainda os 229 Centros de Estudos de Línguas (CELs) em que o aluno pode cursar até 7 idiomas diferentes: inglês, espanhol, alemão, italiano, japonês, mandarim, francês. No ano passado, os centros chegaram a 68 mil participantes. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

RUÍNAS

Restauração do Escolástica Rosa começa no 'fim do mês', diz Nupec

Patrimônio histórico tombado foi inaugurado em 1908 à beira-mar e formou gerações de santistas, mas está abandonado, tomado pelo mato e em ruínas

Praia Grande

Neste começo de semana, PAT de Praia Grande está com vagas de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter