Inscrições abertas para curso online de programação

Em parceria com a Fundação Lemann, plataforma ensina linguagem dos computadores e estudantes da rede participam de evento mundial "A Hora do Código"

Comentar
Compartilhar
09 DEZ 201416h01

A partir desta terça-feira (9), os 4 milhões de alunos da rede estadual, incluindo os cerca de 125,8 mil da Baixada Santista, que gostam de tecnologia e estão interessados em aprender a linguagem dos computadores já podem se inscrever no Programaê. Em parceria com a Fundação Lemann, a plataforma está disponível gratuitamente na Escola Virtual de Programas Educacionais (Evesp) e com matrículas abertas. O curso completa a lista de cursos a distância voltados a estudantes do Ensino Fundamental e Médio, como o Inglês Online e o Robótica com Arduíno.

No Programaê, os alunos participam de atividades que vão desde encontrar a saída de um labirinto à criação de games. Todos são apresentados ao estudo de técnicas de ciências da computação e tecnologia e recebem até 60 tutoriais com três níveis de dificuldade. As aulas duram de 20 minutos a uma hora e podem ser feitas durante as férias escolares.

O novo curso de linguagem da computação chega à Secretaria da Educação de São Paulo na mesma semana de “A Hora do Código”, evento mundial que visa à prática de atividades que tem como base códigos de informática como jogos, desenhos e animações. A expectativa é que 100 milhões de pessoas participem das atividades em diferentes países.

Alunon da Baixada Santista podem criar o próprio game (Foto: Divulgação)

"O objetivo dessa nova plataforma é ensinar aos nossos alunos e professores que fazer programações no computador é fácil. Também é uma grande oportunidade para quem gosta de tecnologia aprender novos recursos sem sair de casa", comenta a coordenadora da Evesp, Ana Carolina Lafemina.

Curso de informática nas férias

Além do novo Programaê, os alunos da rede estadual também podem aproveitar as férias para aprender mais sobre o pacote Microsoft Office. O ‘It Academy’, também disponível no portal da Evesp, é dividido em três níveis: básico, intermediário e avançado e oferece aulas de World, Excel, Power Point e OneNote.

A duração varia de acordo com a disponibilidade de cada aluno, que pode acessar o curso de qualquer computador. O conteúdo foi elaborado para auxiliar na entrada no mercado de trabalho e suprir as necessidades na realização de trabalhos escolares.

Colunas

Contraponto