Educação

Guarujá retoma ano letivo nesta segunda-feira com Projeto de Ensino Remoto

Com isso, cerca de 34 mil alunos voltarão às suas atividades remotas, por meio do acesso on-line dos roteiros de estudo ou na retirada do material impresso na escola de origem

Da Reportagem

Publicado em 04/04/2021 às 19:09

Atualizado em 15/04/2021 às 14:41

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Aulas presenciais estão suspensas na rede municipal de Guarujá / DIVULGAÇÃO/PMG

Continua depois da publicidade

Guarujá vai retomar nesta segunda-feira as aulas na rede municipal, por meio do Projeto de Ensino Remoto. Com isso, cerca de 34 mil alunos voltarão às suas atividades remotas, seja por meio do acesso on-line dos roteiros de estudo, que são disponibilizados no site da Prefeitura (www.guaruja.sp.gov.br, na aba educação seguido por Ensino Remoto) ou ainda, a partir da retirada do material impresso na escola de origem, aos estudantes que não possuem internet. As aulas presenciais continuam suspensas. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Desde o último dia 22 de março, as escolas da rede municipal de ensino de Guarujá estavam em recesso escolar, em medida oficializada por meio da resolução 006/2021 e publicada no Diário Oficial do Município de 16 de março. A normativa tratou da antecipação do recesso referente ao mês de julho, que iniciou no dia 22 de março e que termina nesta sexta-feira, dia 2 de abril.

Continua depois da publicidade

Desta forma retomam as aulas remotas todas as unidades da rede municipal. São elas as escolas de ensino infantil; níveis de ensino fundamental I e II; profissionalizante; educação de jovens e adultos (EJA); além dos centros de atividades educacionais e comunitárias (Caecs). O retorno na segunda (5) também envolverá os núcleos de educação infantil, cujas unidades municipais (Neims) estavam com as atividades suspensas; e os conveniados (Neics), em férias coletivas. 

Os roteiros de estudo serão disponibilizados semanalmente, tanto impresso quanto no site da Prefeitura. Com o Projeto de Ensino Remoto, os professores e demais profissionais que atuam na educação, respeitando a especificidade de cada segmento, realizarão interações com os alunos através de grupos de whatsapp, e-mails, plantões virtuais para esclarecimento de dúvidas e acolhimento socioemocional aos alunos.

Continua depois da publicidade

O secretário de educação de Guarujá, acrescenta inclusive, que a Prefeitura está com o processo de busca ativa permanente. “As equipes das unidades escolares já vêm entrando em contato com os alunos e seus responsáveis para que todos estejam inseridos neste período de ensino remoto”, destacou. 

As aulas presenciais na rede municipal de ensino foram suspensas no último dia 15 de março – quando os estudantes prosseguiram com o ensino remoto até o dia 19 do mês. Foi que nesse período, a Secretaria Municipal de Educação fomentou o “Acelera Conecte”, uma formação on-line aos professores para utilização da plataforma digital Conecte Educação, que em breve deverá ser colocada em prática, também, aos estudantes da rede municipal.

Outro fator que levou à paralisação do ensino presencial veio posteriormente com as novas restrições impostas pelo Governo do Estado no Plano São Paulo, o que reclassificou a Baixada Santista para a fase vermelha emergencial em função da pandemia do novo coronavírus.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software