De acordo com a Secretaria Estadual da Educação, para elaborar a proposta foram ouvidos 140 mil estudantes e 18 mil professores / Divulgação Governo de Estado
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O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta segunda-feira que o Estado de São Paulo vai mudar o currículo do Ensino Médio a partir de 2021. A alteração começará pela primeira série e seguirá de forma progressiva ano a ano. Com isso, São Paulo Paulo é o primeiro estado do País a elaborar a mudança curricular determinada pela lei do novo ensino médio, sancionada em 2017 pelo então presidente Michel Temer (MDB).
Dentre as mudanças, os alunos de escolas públicas e particulares poderão escolher até duas áreas de conhecimento para aprofundar seus estudos, entre linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza.
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“O objetivo é criar uma escola que dialogue com a realidade atual da juventude, que se adapte às necessidades dos estudantes e os prepare para viver em sociedade e enfrentar os desafios de um mercado de trabalho dinâmico”, afirmou o governador tucano, durante coletiva de imprensa.
O secretário estadual da Educação, Rossieli Soares, afirmou que a mudança será fundamental para atrair e manter os jovens na escola e tentar conter o aumento da evasão escolar após a crise provocada pelo novo coronavírus.
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O currículo está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio, homologada pelo próprio Rossieli Soares quando ocupou o cargo de Ministro da Educação, em dezembro de 2018.
“É mais um passo de uma longa caminhada. São Paulo sempre foi referência quando se fala em construção curricular e vai servir de grande exemplo. Nosso bônus demográfico acaba agora, entre o final do ano de 2022 para 2023. Começamos a virar a chave e teremos menos jovens, por isso, formá-los cada vez melhor será ainda mais importante para o nosso País”, avaliou o secretário.
De acordo com a Secretaria Estadual da Educação, para elaborar a proposta foram ouvidos 140 mil estudantes e 18 mil professores. O plano foi discutido ainda em seis seminários on-line com participação de 70 mil profissionais da rede e por meio de uma consulta pública com 98.856 participantes e 397.636 contribuições ao documento entre os dias 19 de março e 8 de maio de 2020.
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ESTRUTURA DO CURRÍCULO.
O currículo do ensino médio paulista está estruturado em 3.150 horas, distribuídas em um período de três anos. Do montante total da carga horária, 1.800 horas são destinadas à formação básica e o restante, 1.350 horas, é referente aos itinerários formativos. Estes itinerários terão mais do que a carga mínima prevista na legislação.
Na formação geral básica, os estudantes terão os componentes curriculares divididos em áreas de conhecimento como linguagens e suas tecnologias (língua portuguesa, artes, educação física e língua estrangeira); matemática; ciências humanas e sociais aplicadas (história, geografia, filosofia e sociologia); e ciências da natureza e suas tecnologias (biologia, química e física).
Na carga horária referente aos itinerários formativos, o estudante precisa escolher uma ou duas áreas de conhecimento da formação geral para aprofundar seus estudos, ou ainda, a formação técnica e profissional para se especializar.
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Os componentes do programa Inova Educação também farão parte dos itinerários formativos, com as disciplinas de eletivas (educação financeira, teatro, empreendedorismo), projeto de vida (aulas que ajudam o estudante na gestão do próprio tempo, na organização pessoal, no compromisso com a comunidade) e tecnologia e inovação (mídias digitais, robótica e programação).