X

Educação

Governo de SP vai reduzir afastamento de professor temporário para 40 dias

Alckmin deve encaminhar para a Assembleia Legislativa nesta terça-feira (12) projeto de lei que prevê a brecha

Folhapress

Publicado em 12/12/2017 às 16:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Geraldo Alckmin (PSDB) vai reduzir de 200 dias para 40 dias o período de afastamento obrigatório que professores temporários da rede estadual de São Paulo precisam cumprir entre dois contratos de trabalho / Fotos Públicas

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) vai reduzir de 200 dias para 40 dias o período de afastamento obrigatório que professores temporários da rede estadual de São Paulo precisam cumprir entre dois contratos de trabalho. Alckmin deve encaminhar para a Assembleia Legislativa nesta terça-feira (12) projeto de lei que prevê a brecha.

As escolas da rede estadual paulista contam com 27 mil professores temporários, classificados como categoria 'O', segundo a secretaria estadual de Educação. O número representa 13% dos 206 mil docentes da rede atualmente.

A nova regra deve permitir que 21 mil professores temporários fiquem sem contratos somente no período de férias, e retornem às salas de aula no início do ano letivo de 2018. Esses profissionais precisariam cumprir uma "duzentena" antes de voltar à rede –assim, um professor que ficou na rede nos últimos três anos teria que ser desligado por praticamente todo o ano letivo de 2018.

A lei estadual que dispõe sobre a contratação de servidores públicos por tempo determinado, de 2009, estipula o intervalo de 200 dias entre dois contratos. O objetivo é a não configuração de vínculo empregatício.

O governo do Estado já levou à assembleia outras leis complementares para reduzir o intervalo e tentar garantir a presença de professores nas salas de aulas, uma vez que o contingente de concursados não dá conta da rede. O principal sindicato dos professores do Estado, a Apeoesp, já chegou a entrar na Justiça contra a chamada "duzentena" para os temporários.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter