Governo de SP abre mais de 9 mil vagas para os cursos de qualificação

São 11 opções de cursos rápidos e gratuitos que oferecem novas oportunidades de profissionalização para os jovens do Ensino Médio Estadual

Comentar
Compartilhar
14 SET 2020Por Da Reportagem20h04
Inscrições devem ser feitas até o dia 23 de setembroFoto: Divulgação

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Secretaria de Educação, está com oferta de 9.060 vagas para 11 cursos rápidos e gratuitos de qualificação profissional do programa Novotec Expresso, com apoio das ETECs e FATECs do Centro Paula Souza. No total, 88 municípios das 16 Regiões Administrativas do Estado serão contemplados com a modalidade.

“Estamos trabalhando para proteger vidas, mas a política mais importante de todas, que vai fazer com que a gente saia dessa crise melhor e com uma retomada econômica não somente sustentável, mas também inclusiva, é apoiar nossos jovens e nossos adultos em sua formação profissional para que tenham melhores oportunidades de emprego e renda” afirmou Patricia Ellen, Secretária de Desenvolvimento Econômico.

O programa Novotec é voltado aos alunos do ensino médio da rede pública e oferece cursos desenvolvidos para alinhar as demandas atuais do mercado de trabalho com as necessidades dos jovens por profissionalização mais rápida. Neste ano, o Novotec Expresso está com duas novidades: carga horária total de 90 horas em três meses e formato semipresencial, com cursos nas áreas de Gestão e Negócios, Tecnologia da Informação e Produção Cultural e Design.

A maior parte da carga horária será realizada online e ao vivo na plataforma Microsoft Teams, além de encontros presenciais organizados pelas unidades escolares, respeitando os protocolos de saúde e segurança dos estudantes, docentes e demais funcionários. Os encontros presenciais poderão ser aulas pontuais em laboratórios, visitas de campo, palestras e atividades de integração.

São 11 cursos desenvolvidos para atender as demandas atuais do mercado de trabalho e os interesses dos jovens:

•    Comunicação e Projeto de Vida para o mercado de trabalho (em parceria com o Instituto Proa)
•    Criação de Conteúdo para Redes Sociais
•    Excel Básico
•    Informática Básica
•    Introdução a programação de computadores
•    Noções de Cibersegurança
•    Operador Telemarketing
•    Princípios do Empreendedorismo
•    Produção Multimídia
•    Recepção e Atendimento ao cliente
•    Vendas em redes sociais

As inscrições devem ser feitas até o dia 23 de setembro pelo site www.novotec.sp.gov.br. A quantidade de vagas por Região Administrativa e curso está disponível para consulta em: https://www.saopaulo.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/09/novotec-vagas-por-municipio.pdf

Curso de inglês

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, também firmou parceria com a EF EducationFirst e está oferecendo 17 mil bolsas em curso online e gratuito de inglês por meio da plataforma EF – EducationFirst aos estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e concluintes do Ensino Médio de dezembro de 2018 e 2019. As inscrições também podem ser realizadas pelo site www.novotec.sp.gov.br.

“Um jovem que aprende a falar inglês, ainda que um inglês básico, tem quatro vezes mais chances de ser empregado e duas vezes mais chances de ter um salário melhor do que aquele que não tem um segundo idioma”, destacou o Governador João Doria.

Ao realizar a inscrição, o estudante recebe em 48 horas um e-mail permitindo o acesso à plataforma da EducationFirst para iniciar o curso. As aulas deverão ser concluídas em até três meses, podendo avançar nos níveis de inglês dentro desse período.