X

Educação

Game orienta alunos da região da BS a terem férias seguras

Em parceria com a Defesa Civil, Secretaria da Educação oferece curso gratuito e divertido na internet que ensina a prevenir acidentes domésticos e enchentes

Publicado em 12/12/2013 às 11:39

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Secretaria da Educação do Estado oferece um game aos alunos entre o 6º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio para as férias serem seguras. O jogo virtual e gratuito "A Aventura" orienta a prevenir acidentes domésticos, enchentes e outras situações de risco de forma lúdica e divertida. No total, mais de 3 milhões de estudantes, sendo 103 mil da região da Baixada Santista, podem fazer o cadastro e participar.

O game foi desenvolvido pela Escola Virtual de Programas Educacionais (Evesp), órgão da Secretaria, em parceria com a Defesa Civil. Os alunos que tiverem interesse podem fazer a inscrição e acessar o curso em forma de jogo neste link aqui. Para ter acesso ao jogo, basta o estudante digitar o RA (Registro do Aluno) no sistema. Mais informações estão no Portal da Educação: www.educacao.sp.gov.br.

No curso, os alunos atuam como um avatar, o personagem “Guto”, cuja missão é tornar seguros todos os ambientes virtuais, que reproduzem situações reais. São nove módulos e cada fase do jogo retrata um cenário diferente, como áreas abertas em dias de chuva, construções próximas a encostas e uma casa com 'armadilhas', como panela de pressão mal utilizada, caixa d'água aberta e lixo jogado em local inadequado.

Para passar de fase é preciso cumprir todas as tarefas preventivas e ainda orientar as comunidades sobre como evitar problemas. Em todas as etapas há premiações com medalhas indicando o aproveitamento e orientando como melhorar o rendimento. O estudante que cumpre todas as etapas recebe certificado.

A Secretaria da Educação do Estado oferece um game aos alunos entre o 6º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio para as férias serem seguras (Foto: Reprodução/Site Secretária de Educação)

“O jogo possui recursos modernos, linguagem atrativa e orienta a prevenir as principais ocorrências registradas em nosso Estado e que podem ocorrer no período de férias, época de chuvas por exemplo. O objetivo é tornar os estudantes um elo de prevenção de riscos”, afirma a coordenadora da EVESP, Ana Carolina Lafemina.
A EVESP criou o ambiente virtual de aprendizagem, já o conteúdo foi feito por técnicos da Defesa Civil.

Confira algumas dicas da Defesa Civil para manter a casa segura:

Na sala

- Proteja as quinas dos móveis com uma capa emborrachada
- Evite colocar móveis perto de janelas
- Instale grades ou redes nas janelas, principalmente se você mora em apartamento
- Não permita que crianças brinquem em escadas
- Não deixe cigarros, bebidas e remédios na sala
- Proteja tomadas e instalações elétricas

Na cozinha 

- Use as bocas de trás do fogão
- Vire o cabo da panela para dentro do fogão
- Não deixe nada cozinhando no fogão quando não estiver por perto
- Mantenha o registro do botijão fechado quando o gás não estiver sendo utilizado
- Mantenha fósforos, isqueiro e álcool longe das crianças

No banheiro

- Nunca deixe uma criança sozinha na banheira
- Antes do banho, teste a temperatura da água para evitar queimaduras
- Tranque os medicamentos em armários
- Mantenha o vaso sanitário sempre tampado
- Recolha o lixo sempre

No quarto 

- Não permita que crianças com menos de seis anos durmam em beliches e se não houver outra maneira, use grade protetora
- Mantenha camas e armários longe das janelas
- Bebês devem dormir de barriga para cima e cobertos até a altura do peito

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter