X

Educação

Falta de internet dificulta medida de Alckmin de usar celular em aula

Na segunda-feira (6), o governador Geraldo Alckmin (PSDB) sancionou uma lei que autorizou o uso dos telefones nas aulas para auxiliar o ensino

Folhapress

Publicado em 08/11/2017 às 20:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Na segunda-feira (6), o governador Geraldo Alckmin (PSDB) sancionou uma lei que autorizou o uso dos telefones nas aulas para auxiliar o ensino / Valter Campanato/Agência Brasil

A falta de uma rede de internet de alta capacidade de transmissão de dados e a falta de um treinamento para os professores são as principais dificuldades hoje para o uso dos celulares com a finalidade pedagógica nas escolas da rede estadual.

Na segunda-feira (6), o governador Geraldo Alckmin (PSDB) sancionou uma lei que autorizou o uso dos telefones nas aulas para auxiliar o ensino.

Na terça (7), na Escola Estadual Milton da Silva Rodrigues, no Moinho Velho, na Freguesia do Ó (zona norte), considerada um modelo da rede pelo uso de celulares em sala de aula, um professor usou o telefone dele como roteador (equipamento que emite o sinal de internet). Assim, os alunos que não tinham internet em seus celulares conseguiram acessar a rede.

Por enquanto, as escolas ainda não têm rede de internet para os alunos acessarem pelo celular. A internet existente é usada apenas nos computadores para fins pedagógicos e administrativos.

O diretor da escola Milton da Silva Rodrigues, Osmar Francisco de Carvalho, afirma que o uso do celular foi incluído no plano pedagógico em 2014. "É um trabalho de tirar o papel de vilão do ensino que o celular tinha e transformá-lo em uma ferramenta do ensino", afirma.

Ele diz que muitas vezes as sugestões partem dos alunos. "Eles me ensinaram a usar a calculadora do celular como científica", diz. Segundo Carvalho, o diálogo com os alunos é fundamental. "É como quando um jovem ensina aos pais ou aos avós como usar uma ferramenta. Precisamos escutá-los", diz.

O professor de Matemática José Carlos de Carvalho afirma que há muitas possibilidades para o celular no ensino, mas os professores precisam conhecê-las. "Seria bom um curso de formação", diz. Ele não recebeu treinamento. Foi no decorrer das aulas que descobriu como usar o celular para ensinar.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Atenção motoristas! Santos terá novo semáforo no Gonzaga à partir desta sexta (26)

De acordo com a CET-Santos, a medida visa colocar mais segurança para as pessoas que circulam pelo local

Praia Grande

1.000 embalagens de plástico foram trocadas por itens sustentáveis, em PG

Ação aconteceu durante a '1ª Feira Verde de Praia Grande', no último domingo (21)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter