Etecs: inscrições para Vestibulinho vão até 14 de dezembro

Processo seletivo oferece mais de 86 mil vagas, distribuídas entre os Ensinos Médio, Técnico, Integrado e Especialização Técnica

Comentar
Compartilhar
25 NOV 2020Por Gazeta de S. Paulo14h37
Etec de Embu das Artes, na Grande São PauloFoto: Divulgação

Quem quiser concorrer a uma vaga para estudar nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) no primeiro semestre de 2021 pode fazer a inscrição exclusivamente no site do Vestibulinho até 14 de dezembro, às 15h, informou o Governo de São Paulo. O valor da taxa é de R$ 19. O ingresso nas unidades será por meio de análise do histórico escolar, sem a realização de prova presencial ou on-line.

A mudança do critério se fez necessária para atender ao distanciamento social, recomendado pelo Governo de São Paulo e autoridades sanitárias, visando preservar a saúde dos candidatos, e observando as notas atribuídas aos estudantes antes da pandemia. A previsão é de que todas as atividades comecem de forma remota.

O Vestibulinho oferece 86.149 vagas, distribuídas entre os Ensinos Médio, Técnico, Integrado e Especialização Técnica. As vagas são destinadas às Etecs e às classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a administração de uma Etec) por meio de parcerias com as prefeituras do interior e da Capital (aulas nos CEUs) e com a Secretaria Estadual da Educação.

Novidades

Curso inédito – Próxima ao Porto de Santos, um dos mais importantes complexos de importação e exportação de mercadorias da América Latina, a Etec Escolástica Rosa passa a oferecer o novo curso técnico de Comércio Exterior, com 40 vagas no período da noite.

Curso técnico de Transações Imobiliárias online – Nova formação vai disponibilizar 400 vagas.

Novotec Integrado – A modalidade oferece dez novas opções

de Ensino Médio com Habilitação Técnica Profissional em: Agropecuária, Eletroeletrônica, Eletrotécnica, Finanças, Informática, Manutenção Automotiva, Mecânica, Mecatrônica, Meio Ambiente e Prótese Dentária.

Diversidade de formações

Além das 47.196 vagas para os cursos técnicos concomitantes ou subsequentes ao Ensino Médio, oferecidos nas modalidades presencial, semipresencial e online, o candidato poderá escolher entre diversas opções do Ensino Integrado, que totalizam a oferta de 35.953 vagas, distribuídas entre as seguintes modalidades:

Ensino Técnico Integrado ao Médio (Etim): ao estudar o Ensino Médio e o Técnico juntos, em tempo integral, o estudante vai fortalecer seu aprendizado básico com as habilidades profissionais. São oferecidas 16.350 vagas.

Novotec Integrado: o candidato pode optar por duas modalidades de certificação, o Ensino Médio com Habilitação Técnica Profissional e o Ensino Médio com Qualificação Profissional. As 18.532 vagas estão distribuídas entre 36 cursos.

Outras 1.071 vagas estão destinadas à Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS). Nesta opção, o aluno poderá completar em cinco anos os Ensinos Médio, Técnico e Superior Tecnológico (são necessários seis anos para cursá-los separadamente). O ingresso neste Vestibulinho ocorre pelo Ensino Médio com Habilitação Técnica Profissional em um dos quatro cursos: Administração, Desenvolvimento de Sistemas, Logística e Química.

 Modalidades de Ensino Médio

 As Etecs oferecem três opções de formação adequadas às orientações da Reforma do Ensino Médio: o Ensino Médio com ênfase em Linguagens, Ciências Humanas e Sociais (1.475 vagas); Ensino Médio com ênfase em Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde (435 vagas); e Ensino Médio com ênfase em Ciências Exatas e Engenharias (470 vagas).

Especialização de nível médio

O Vestibulinho disponibiliza ainda 300 vagas para o curso de Gestão de Projetos, na modalidade online. Outras 320 serão distribuídas por mais sete cursos presenciais: Desenvolvimento de Aplicativos para Smartphones; Enfermagem do Trabalho; Gestão de Energia; Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição; Logística Reversa; Panificação e Confeitaria; Radiocomunicação.

Inscrições

Para se inscrever no processo seletivo, o candidato deve fazer o upload legível do documento de identidade e atestado de escolaridade com discriminação das notas de Língua Portuguesa e Matemática das séries indicadas a seguir.