X

Educação

Etecs de SP suspendem aulas presenciais na fase vermelha contra a Covid-19

As unidades seguirão abertas para atendimento aos serviços administrativos essenciais e acolhida de alunos que não têm os equipamentos necessários para estudar remotamente

Folhapress

Publicado em 05/03/2021 às 07:58

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Etec de Embu das Artes, na Grande São Paulo / Divulgação

As aulas presenciais em escolas técnicas (Etecs) de São Paulo ficarão suspensas enquanto o estado estiver na fase vermelha do Plano SP de enfrentamento da Covid-19.

As unidades seguirão com ensino remoto de segunda (8) até o dia 19, prazo inicial de vigência das restrições de abertura de comércio como forma de frear o avanço do novo coronavírus. Na ocasião, a situação será reavaliada.

As unidades seguirão abertas para atendimento aos serviços administrativos essenciais e acolhida de alunos que não têm os equipamentos necessários para estudar remotamente.

O uso dos ambientes será organizado por meio de agendamento, respeitando o protocolo sanitário do Centro Paula Souza, entidade que gere as Etecs e Fatecs (faculdades de tecnologia).

O estado de SP inicia o retrocesso à fase vermelha a partir da 0h de sábado (6).

O endurecimento da quarentena, conforme a Folha adiantou nesta terça (2), não incluirá o fechamento total de escolas. A regra adotada em dezembro pelo governo, de permitir aulas presenciais opcionais nas duas fases mais restritivas do Plano São Paulo de abertura econômica, vermelha e laranja, segue valendo.

O governo quer, contudo, retirar 80% dos 2,5 milhões de alunos que frequentaram aulas presenciais em fevereiro ao priorizar na rede pública grupos mais vulneráveis: quem precisa de alimentação, quem tem responsáveis que trabalham em serviços essenciais, sem acesso a tecnologia, com dificuldade de aprendizado e com saúde mental em risco.

No geral, o limite para frequência é de 35% da ocupação normal, nas redes pública e privada. No entanto, o secretário de estado da Educação, Rossieli Soares, pediu aos pais que, se possível, deixem os filhos assistindo aulas remotas nas próximas duas semanas, a fim de diminuir a circulação de pessoas.

Cada escola terá autonomia de planejar o funcionamento para as próximas duas semanas, que também deve contemplar a redução de funcionários presenciais nas unidades. Segundo o secretários, os professores trabalharão a distância sempre que possível. A estimativa é que apenas 50 mil funcionários e 500 mil alunos frequentem as unidades escolares.

Com isso, saiu chamuscado da mais recente discussão o secretário Jean Gorinchteyn (Saúde), que na terça havia defendido fechar totalmente as escolas. Ele foi obrigado pelo governador João Doria (PSDB) a divulgar uma nota reafirmando que o que dissera à rádio CBN era apenas sua opinião pessoal.

Na fase vermelha, apenas os serviços essenciais estão permitidos, e com limites. De forma controversa, nesta semana Doria permitiu que templos religiosos fossem incluídos na categoria, desde que respeitadas regras de distanciamento social -ocupação máxima de 30%, somente pessoas sentadas, sem coros e sem rituais que envolvam toques físicos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

Santos

Grupo de caminhada em policlínica de Santos, irá recomeçar nesta quarta (24)

Ao chegar na policlínica, o munícipe será cadastrado na unidade para o acompanhamento da saúde

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter