Escolas estaduais na Baixada Santista ainda recebem inscrições

Estudantes que não frequentaram a rede pública em 2013 podem fazer o cadastro em uma das 5 mil unidades estaduais. Escolas integrais também estão com matrículas abertas

Comentar
Compartilhar
23 JAN 201412h56

As aulas nas escolas estaduais começam dia 27 de janeiro e a Secretaria da Educação do Estado ainda está com as matrículas abertas para alunos interessados em frequentar a rede pública de ensino neste ano letivo de 2014.

Os interessados em cursar o Ensino Fundamental podem fazer o cadastro em qualquer unidade pública, estadual ou municipal, por causa do sistema unificado de matrículas criado pela Secretaria. Já os ingressantes do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) devem procurar uma das cinco mil escolas estaduais existentes em São Paulo, sendo 160 delas na Baixada Santista.

As matrículas são voltadas para quem ao longo de 2013 estudou na rede particular ou em outro Estado do País. No caso dos alunos que já frequentaram as unidades de ensino estaduais ou municipais a continuidade dos estudos é feita automaticamente, incluindo crianças com idade mínima de 6 anos completos que cursaram a pré-escola pública.

Para fazer a inscrição, basta comparecer a uma escola e fornecer o nome completo do candidato, data de nascimento, endereço residencial e telefone para contato. É recomendável levar a certidão de nascimento e comprovante de residência.

A Secretaria da Educação do Estado ainda está com as matrículas abertas para alunos interessados em frequentar a rede pública de ensino neste ano letivo de 2014 (Foto: Divulgação)

“Nossas escolas estaduais estão recebendo os cadastros dos alunos e é importante que os novos estudantes comecem a frequentar as aulas desde o início do ano letivo. Em 2013, registramos o ingresso de mais de um milhão de alunos na rede pública, somando aqueles que vieram da rede particular e os que voltaram a estudar”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Ensino integral

A Secretaria também está com inscrições abertas para receber novos alunos nas 181 escolas estaduais que este ano oferecem o novo modelo de tempo integral. Na Baixada Santista, são cinco unidades com a modalidade. As matrículas vão até o dia 31 de janeiro. Nestas unidades, as reuniões de professores e conselhos de classe foram antecipados para a última semana de janeiro e as aulas começam em 3 de fevereiro. Nas escolas regulares, o retorno está marcado para o dia 27 de janeiro.

O número de unidades com o novo modelo de tempo integral em todo Estado quase triplicou em relação ao ano passado, quando eram 69 no total (elevação de 2,6 vezes). Nas instituições, a jornada escolar é entre oito e nove horas em média, com a oferta de disciplinas eletivas, estrutura com laboratórios, professores com dedicação exclusiva e gratificação de 75% sobre o salário.

Levantamento feito pela Secretaria mostra que o rendimento dos alunos matriculados na modalidade aumentou até 81% em leitura e 71,1% em matemática. Para fazer o cadastro, o procedimento é o mesmo das escolas estaduais: basta que os pais ou responsáveis pelos estudantes compareçam a uma das unidades e informem os dados do ingressante.