Equipe da EM Lucimara de Jesus Vicente se classifica para torneio nacional de robótica

A Eye of the Tiger participa da etapa nacional nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro, em Brasília; A equipe é a única classificada da Região de escola pública

Comentar
Compartilhar
27 DEZ 201312h12

A equipe de robótica da Escola Municipal de Guarujá Lucimara de Jesus Vicente, Eye Of the Tiger se classificou para a etapa nacional da First Lego League (FLL), que acontecerá em fevereiro de 2014. O time conquistou o 3° lugar no ranking geral da competição, que aconteceu nos dias 14 e 15 de dezembro, em São Caetano do Sul.

Além deles, as equipes Metal Soldiers, da EM Napoleão Rodrigues Laureano; Evolution, da EM Maria Aparecida Ramos Camargo; e Mac'Troll, da EM Ivonete da Silva Câmara, conquistaram o 19°, 31° e 33° lugares no desempenho do robô, respectivamente. Das 45 equipes inscritas, 37 compareceram ao torneio. No total, duas escolas eram estaduais, três de equipes independentes, mais 28 unidades particulares. Guarujá foi a única Cidade que inscreveu escolas municipais na competição somando então quatro equipes.

Além da 3ª colocação, a equipe Eye of the Tiger ficou com o 1º lugar na categoria de Desafio do Robô no item "Desempenho do Robô". Já a equipe Evolution, que ficou em 31º lugar, conquistou o prêmio "Inspiração", na categoria de Core Values. As equipes Metal Soldiers e Mac’Troll receberam medalhas pela participação.

Para a coordenadora do Programa Lego na Seduc, Edvânia Maria Arruda Ramil dos Santos, os alunos conquistaram destaque na competição que incluía alunos da rede privada. “Apesar de terem menos recursos que as escolas particulares eles conseguiram destaque”. O saldo é positivo também para a educação.

Os juízes da competição avaliam quesitos como: trabalho em equipe; atividades realizadas para encontrar soluções; orientação de treinadores e mentores; espírito de competição amigável; compartilhamento de experiências com os outros; projeto de pesquisa; respeito; união; cooperação; entusiasmo; criatividade e profissionalismo cortês.

As equipes tiveram que explorar um problema atual, o qual cientistas e engenheiros contemporâneos já tentaram resolver, e desenvolver uma solução inovadora para o assunto. Este ano, o tema foi a Fúria da Natureza. O projeto da Eye of Tiger consistiu em desenvolveu um sistema para a salvação de animais domésticos de inundações.

Nomeado como Tecnoboat, o projeto desenvolvido promete futuras mudanças na vida das pessoas. A equipe baseou-se na história de uma moradora de São José do Vale do Rio Preto (RJ) que sofreu com um desastre natural em 2011. Mesclando tecnologia, criatividade de e animação, a equipe conseguiu a classificação.

Os robôs foram construídos com a tecnologia Lego Mindstorms e kit educacional da Lego Education. Cada equipe teve dois minutos e 30 segundos em um campo temático para conseguir o maior número de pontos possíveis. A Eye of the Tiger somou 482 pontos na etapa regional. Nesta competição, a equipe conquistou mais dois troféus, que agora somam seis, desde o começo da formação, em 2012.

Para o técnico Eye of Tiger, Lucas Medeiros Rodrigues de Souza – que foi chamado para o cargo por já ter participado da equipe – o que ajudou na classificação foi a sintonia entre os membros. “O nosso time é unido, mas não só na hora de trabalhar. Temos grande integração entre nós e isso torna bem motivador”, revela. Já a integrante Bruna Luana, está confiante com o resultado da próxima etapa. “Eu acho que a gente tem chances de ganhar, estamos treinando para isso”.

Competição – A First (For Inspiration and Recognize of Sciente and Tecnology), que significa “Para Inspiração e Reconhecimento da Ciência e da Tecnologia”, é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve programas inovadores com ênfase em matemática, ciência e tecnologia para jovens. Outras informações pelo site www.legozoom.com

FICHAS TÉCNICAS

* Eyeofthe Tiger

Técnico: Lucas Medeiros Rodrigues de Souza

Mentor: Jean Moreira Machado

Alunos:

Aleff da Silva Espinhel

Bruna Luana Santos Lima

Sara da Silva Gomes

Juan Sales Fonseca

Thiago Lisboa da Silva

Vinícius Freitas de Lima

Isadora do Nascimento Gonçalves

* Evolution

Técnico: Eliana Nascimento da Cruz

Mentor: Luciana da Silva Povoas

Alunos:

Dominique Simplício Pereira

Franklin dos Santos Figueiredo de Sousa

Jeferson de Almeida Oliveire

LuãLuiggi da Cruz

Lucas Ferreira dos Santos

Luiz Demétrio de Araújo Neto

Stephanie Nasareth dos Santos Silva

Victória da Cruz Dias

Vitória da Silva Sanches

*Metal Soldiers

Técnico: Shirley Araújo de Paula

Mentor: Paula Wahlbuhl Nery

Alunos:

Maria Vitória Pereira Lucas

Alex Costa Santos Júnior

Gidelson Francisco de Jesus Júnior

Douglas Carreira Chagas

Antônio Gabriel Marques Félix

Maiker dos Reis Nascimento Júnior

Vítor Santos de Morais

Vítor Lima dos Santos

* Mac'Troll

Técnico: Ednaldo de Morais Martins

Mentor: Paula Camila dos Santos

Alunos:

Samira Melo da Rocha

Ramon Trigueiro dos Santos

Ranielli Trigueiro dos Santos

Roana Costa M. Bispo

Amor Reis Gomes

Márcio Henrique da Silva Queiroz

Thomas Augusto B. Francisco

Manoel Ítalo da Silva

Maria Rafaela da S. Lins

Marcos F. Pereira