X

PARA CONSULTA

Educação SP disponibiliza o sistema que monitora casos de covid-19 nas escolas

Painel Sistema de Informação e Monitoramento da Educação para Covid-19 (Simed) exibe dados dos casos de Covid-19 nas escolas públicas e privadas do estado de São Paulo

Da Reportagem

Publicado em 22/10/2021 às 19:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Alunos começarão a voltar às aulas presenciais neste mês / Helder Lima / Prefeitura Municipal de Guarujá

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) disponibiliza nesta sexta-feira (22), o Painel Simed (Sistema de Informação e Monitoramento da Educação para Covid-19), para consulta pública e divulgação dos números de casos confirmados para Covid-19, dentro da comunidade escolar. O sistema também traz, pela primeira vez, o cruzamento de dados entre o Simed com os registros do e-SUS Notifica ou Sivep-Gripe do Ministério da Saúde. 

A ferramenta foi desenvolvida no formato Dashboard, com uma síntese dos dados do Simed, reunindo os casos confirmados de Covid-19 de alunos, servidores e trabalhadores terceirizados cadastrados pelas unidades da Educação Básica das redes estadual, municipais e particular submetidas ao Conselho Estadual de Educação.  

O Painel Simed está disponível no site da Seduc-SP.  

"A elaboração do Painel Simed foi possível após a análises do sistema de monitoramento e o cruzamento de dados do sistema da Seduc com os registros do e-SUS Notifica ou Sivep-Gripe do Ministério da Saúde. Foi um trabalho minucioso com todo cuidado para que as informações divulgadas refletissem a realidade dos dados", afirma o Secretário Estadual da Educação, Rossieli Soares. 

O Secretário ainda explicou que os dados do Painel Simed serão atualizados diariamente e a ferramenta vai permitir também interação com o usuário.  "A atualização será diária, com o cruzamento de dados entre o Painel e os sistemas do governo federal. O internauta vai acompanhar quando ocorreu a modificação, em uma área publicada no topo da página. A interação vai além da exibição dos números. Quem consulta a página e percebe alguma inconsistência, pode encaminhar a sua contribuição ou dúvida para a Seduc", disse. 

  

Cenário favorável para a volta às aulas presenciais 

O Painel Simed traz dados das 42 semanas epidemiológicas – 3 de janeiro a 16 de outubro, somando 8.854 casos confirmados, incluindo alunos, servidores e trabalhadores terceirizados. Se comparado o mês de junho, que teve o maior registro de casos confirmados (1.653) incluindo alunos, servidores e trabalhadores terceirizados, em relação a setembro, mês com o menor número de casos, com 431, a queda foi de 73,6%. 

Ainda, os 30 dias de setembro somados as duas primeiras semanas de outubro (45 dias) apontam nova redução em relação a agosto. Com a marca de 459 casos confirmados, o número representa 46,7% de queda em relação ao mês de agosto (30 dias), que registrou 862 casos. Assim, analisando os dados o sistema mostra um cenário favorável, para o retorno às aulas com presença obrigatória. 

Desde a retomada das atividades presenciais, a Seduc-SP empreendeu inúmeros esforços para que a volta às aulas fossem seguras para toda a comunidade escolar. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Assassino é preso tentando embarcar em cruzeiro saindo de Santos

O navio tinha destino à cidade de Málaga, na Espanha

Cotidiano

Principais rodovias do Estado apresentam congestionamentos nesta manhã

Condições de tráfego desta segunda-feira (18) foram apresentadas pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter