CPS lança curso técnico de Comércio Exterior na Baixada Santista

Etec de Santos oferece 40 vagas no período noturno, no Vestibulinho para o primeiro semestre de 2021 e seleção será pela análise do histórico escolar

Comentar
Compartilhar
27 NOV 2020Por Da Reportagem16h40
Porto de Santos reúne empresas e fornecedores que demandam de profissionais qualificados nessa áreaFoto: Shutterstock

Pela primeira vez, o Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais oferece o curso técnico de Comércio Exterior, com duração de dois semestres, na Etec Dona Escolástica Rosa, de Santos. São 40 vagas no período noturno. Os interessados podem se inscrever para o processo seletivo até as 15 horas do dia 14 de dezembro.


A Etec de Santos está localizada próxima ao maior complexo portuário da América Latina dedicado à importação e exportação de mercadorias. No Porto de Santos estão concentradas empresas, entre fornecedores e prestadores de serviços, que demandam profissionais com esta formação.


O diretor do Grupo de Formulação de Análises Curriculares (Gfac), Gilson Rede, informa que o currículo do curso foi planejado de acordo com o perfil e as oportunidades do setor produtivo na Baixada Santista. “O mundo cada vez mais globalizado aumenta a necessidade de profissionais dessa área”, afirma. “Além disso, é importante lembrar que a volatilidade do dólar no Brasil estimula as negociações e parcerias entre empresas e governos de vários países.”   
 
Novas oportunidades 
 
A expansão do comércio online foi outro movimento que abriu oportunidades de trabalho. A chegada de novos competidores de pequeno e médio portes ao comércio eletrônico aumenta também a demanda de contratação de profissionais da área, nos níveis operacional e gerencial.   
 
Além de atuar no e-commerce e em empresas, o técnico é um profissional habilitado a trabalhar em portos, despachantes, indústria, instituições financeiras, órgãos de terceiro setor e em atividades ligadas ao agronegócio e à logística. Ele pode ainda ocupar cargos públicos em secretarias, ministérios e órgãos federais.  
 
Um outro caminho para o técnico em Comércio Exterior é continuar os estudos e fazer um curso superior tecnológico nessa especialidade, que está entre as mais procuradas do CPS. A graduação é oferecida nas Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) de Itapetininga, Capital (Zona Leste), São Caetano do Sul, Guarulhos, Barueri, Indaiatuba e Praia Grande. 
 
Processo seletivo
 
Quem quiser concorrer a uma vaga para estudar nas Etecs no primeiro semestre de 2021 pode fazer a inscrição, exclusivamente no site do Vestibulinho, até o dia 14 de dezembro, às 15 horas. O valor da taxa é de R$ 19. O ingresso será por meio de análise do histórico escolar, sem a realização de prova presencial ou online. As informações completas e o manual do candidato podem ser conferidos no também no site.