X

Educação

Cidades da Região se preparam para iniciar aulas em fevereiro

Caroline Souza

Publicado em 15/01/2021 às 07:00

Atualizado em 15/01/2021 às 21:17

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Em Santos, aulas vão iniciar de forma híbrida, em 1º de fevereiro / Nair Bueno/Diário do Litoral

O cenário epidemiológico na Baixada Santista nos próximos dias deve definir a retomada das aulas. No entanto, as cidades já se preparam para iniciar as atividades presenciais a partir de fevereiro, de forma gradual e escalonada. O ensino remoto, grande aliado no ano de 2020, continuará sendo utilizado neste ano, mas agora de forma híbrida, junto ao presencial.

O ano letivo da rede municipal de educação de Santos, com 86 escolas e cerca de 28 mil alunos, inicia dia 1º de fevereiro, em formato híbrido.

A partir de 1º de fevereiro todas as escolas iniciam as atividades. As classes de jardim, pré-escola, fundamental I e II e EJA começam em formato híbrido. Até 5 de fevereiro, jardim, pré e 1º e 2º anos farão período de adaptação.

As salas de Maternal I e II seguem de forma remota até 22 de fevereiro, quando entram no sistema híbrido, fazendo o período de adaptação de 22 a 26 do mesmo mês. Os berçários I e II só iniciam as aulas híbridas em 8 de março, realizando a adaptação de 8 a 12 de março.

GUARUJÁ.

A volta às aulas presenciais em Guarujá está marcada para o dia 22 de fevereiro. No entanto, a partir do dia 8, os alunos já poderão utilizar o ensino remoto.

Por outro lado, as creches municipais já retornaram de maneira presencial no último dia 11, inicialmente com 30% da sua capacidade. As turmas de alunos obedecem a um revezamento e o Projeto de Ensino Remoto permanece.

SÃO VICENTE.

O calendário letivo de São Vicente também está previsto para ter início em fevereiro. Para garantir um retorno seguro, equipes da Seduc estão visitando as escolas para avaliar as reais condições estruturais de cada unidade.

PRAIA GRANDE.

Em Praia Grande a retomada do ano letivo de 2021 ainda está em fase de análise. As secretarias de Educação e Saúde trabalham de forma conjunta, considerando o retorno presencial gradual nas 78 unidades de ensino.

CUBATÃO.

O retorno às aulas nas escolas municipais de Cubatão está previsto para o dia 8 de fevereiro. A princípio, as atividades deverão seguir de maneira remota.

BERTIOGA.

A Secretaria de Educação de Bertioga prevê a volta às aulas no dia 8 de fevereiro, de forma gradativa, com até 50% dos alunos por dia. Segundo a Prefeitura, o início contará com alunos maiores, do 4º e 5º ano, sendo uma parte no período da manhã e a outra na parte da tarde.

MONGAGUÁ.

A Prefeitura de Mongaguá informou que, por ora, não houve uma definição. No entanto, o intuito é que as aulas presenciais sejam retomadas de forma gradual à partir do próximo mês. Já as creches municipais podem retornar as atividades ainda em janeiro, com restrições.

ITANHAÉM.

As atividades presenciais nas escolas de Itanhaém poderão ocorrer a partir do mês de fevereiro, de forma gradual e escalonada. De acordo com a Prefeitura, o retorno está sendo planejado de forma híbrida. Caso as condições de saúde piorem, o retorno às aulas poderá ser de forma remota.

PERUÍBE.

A previsão do início do ano letivo em Peruíbe é para o próximo dia 8, com proposta do ensino híbrido.

De acordo com o plano de retomada do município, os alunos maiores (Ensino Fundamental II - 6° ao 9° ano) serão os primeiros a retornar. O avanço das fases dependerá do sucesso das ações da fase anterior, bem como com as condições e orientações da Secretaria de Saúde, até atingir os alunos menores (creche, de zero a três anos).

A capacidade diária será de 25% dos alunos por sala, e a quarta-feira dedicada ao trabalho com atividades pedagógicas não presenciais e limpeza das escolas. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Caminhão perde controle e trava Rodovia Anchieta

Após a retirada do caminhão, o tráfego voltou a sua normalidade

São Vicente

Criminosos invadem casa e rendem casal em São Vicente; VEJA

Caso aconteceu no bairro Parque Continental

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter