Brasileiros vencem olimpíada de matemática do Cone Sul

Os problemas envolveram disciplinas como álgebra, teoria dos números, geometria e combinatória

Comentar
Compartilhar
18 MAI 201515h48

Uma equipe de estudantes brasileiros conquistou hoje (18) o primeiro lugar geral na 26ª Olimpíada de Matemática do Cone Sul. A delegação brasileira obteve uma medalha de ouro e três de prata, totalizando 201 pontos. A competição ocorreu em Temuco, no Chile, e reuniu delegações de sete países, além do Brasil.

Na olimpíada, a competição é individual. Os estudantes fizeram duas provas teóricas para resolver problemas de matemática propostos pelos países participantes e selecionados por um júri internacional. Os problemas envolveram disciplinas como álgebra, teoria dos números, geometria e combinatória.

O medalhista de ouro brasileiro foi Pedro Henrique Sacramento de Oliveira, de Vinhedo (SP). Os estudantes André Yuji Hisatsuga, de São Paulo (SP), Guilherme Goulart Kowalczuk, de Porto Alegre, (RS) e Vitor Carneiro Porto, de Fortaleza (CE), receberam as medalhas de prata.

Os outros participantes da olimpíada são da Argentina, Bolívia, do Chile, Equador, Peru, Paraguai e do Uruguai.

Podem participar da Olimpíada de Matemática do Cone Sul estudantes premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) promovida todos os anos nas escolas públicas e privadas. A OBM é organizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada e a Sociedade Brasileira de Matemática.