X

Educação

Atenção aos contratos na hora da transferência escolar

Se algumas dicas oferecidas pelo Cidoc (Centro de Informação, Defesa e Orientação ao Consumidor) ajudam pais e responsáveis nesse processo.

Publicado em 10/01/2014 às 13:04

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Se no início de ano a ideia é transferir a criança ou o jovem de escola particular ou de universidade, algumas dicas oferecidas pelo Cidoc (Centro de Informação, Defesa e Orientação ao Consumidor) ajudam pais e responsáveis nesse processo. Antes do início das aulas, as transferências devem ocorrer com devolução integral do valor pago antecipadamente pela matrícula, salvo despesas administrativas comprovadas e previstas em contrato.

“Num acordo apenas verbal entre as partes é importante que o consumidor receba um documento por escrito formalizando a situação”, explica o coordenador do Cidoc, Rafael Quaresma, órgão ligado à Secretaria de Defesa da Cidadania. Para evitar surpresas, o consumidor deve ter prévio acesso ao contrato, que deve conter cláusulas redigidas de forma clara, precisa e de fácil compreensão.

Dívida
Em casos de inadimplência, é bom lembrar, segundo Quaresma, que a instituição de ensino não pode impedir que o aluno faça a transferência . “As parcelas devem seguir o que está no contrato”, afirma. Mas é preciso ficar de olho nas cobranças abusivas: o limite é de 2% de multa e juros de mora de 1% ao mês, como determina o Código de Defesa do Consumidor e o Código Civil, respectivamente.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Ideia

Construtor sugere fundação nos moldes da Pinacoteca para 'novo' Escolástica Rosa

"Se formarmos um grupo e esse grupo for inteligente, envolve toda a sociedade no projeto"

Apoio

Em Santos, construção civil quer ajudar na restauração da Escolástica Rosa

O complexo ocupa 17 mil metros quadrados e tem oito prédios, mas este patrimônio histórico inaugurado em 1908 agoniza

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter