Abertas inscrições para a 4ª turma do curso de extensão em Logística

A ação é direcionada à qualificação e ao desenvolvimento de jovens de famílias carentes. Serão 70 vagas, com carga horária de 331 horas/aula.

Comentar
Compartilhar
03 MAI 201415h57

Sucesso nas três primeiras edições, o curso de extensão em Logística “Em Tempos de Sustentabilidade”, iniciativa da Libra Terminais Santos em parceria com a Universidade Católica de Santos (UniSantos) abre inscrições nesta segunda-feira (5) para a quarta turma. O objetivo é dar oportunidade a jovens dos 17 a 21 anos de idade serem preparados ao primeiro emprego, no segmento de logística portuária. O curso é gratuito e a prioridade é para estudantes de famílias com renda de até três salários mínimos.

A ação faz parte do Programa Libra Cidadania e é direcionado à qualificação e ao desenvolvimento de jovens de famílias carentes. Serão 70 vagas – 20 a mais do que o ano passado, com carga horária de 331 horas/aula. Neste ano, a grade curricular também contará com mais matérias profissionalizantes, como vistoria de contêineres, rotinas administrativas e matemática financeira. Para se inscrever, o candidato pode optar pela internet, no link www.unisantos.br/logisticalibra ou diretamente na UniSantos, no Campus Dom Idílio José Soares, à Av. Conselheiro Nébias, 300, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h. O processo seletivo será realizado no dia 15 e o início das aulas será no dia 4 de junho.

“Queremos oferecer a oportunidade da formação do primeiro emprego para esses jovens, com um treinamento do nível da UniSantos, que é uma universidade muito graduada, muito respeitada em Santos e na região”, afirma o diretor geral da Libra Terminais Santos, Roberto Teller, destacando que parte dos participantes do curso são absorvidos pela empresa. “O importante é darmos oportunidades a esses jovens para crescerem pessoal e profissionalmente e terem um caminho para o futuro”, destaca.

Entre os exemplos de jovens absorvidos na Libra está Darlan Silva dos Santos, da Ilha Caraguatá, em Cubatão. Formado na primeira turma, ele iniciou no RH da Libra Terminais Santos e está efetivado no setor. “Até hoje quando falam no Libra Cidadania dá um frio na barriga. É vibrante. Tive oportunidade e deu certo. Foi uma realização. Para o desenvolvimento de um jovem é um chute até a lua”, comemora o colaborador.

O curso de extensão em Logística “Em Tempos de Sustentabilidade” abre inscrições nesta segunda-feira (5) (Foto: Divulgação)

No ano passado, a 3ª turma contou com 1.227 candidatos para as 50 vagas. A grade curricular também conta com temas voltados à logística básica, segurança e medicina do trabalho, empreendedorismo, sistema de informação, gestão de qualidade, e outros assuntos atuais em crescimento no mercado. Além da parte teórica, com participação de profissionais da Libra Terminais Santos, há palestras com executivos da empresa e visitas técnicas, ampliando o raio de aprendizagem.

Vale lembrar que a Libra Terminais Santos também investe na área social com o patrocínio, desde a sua criação, do Projeto Arte no Dique, que atua com a comunidade carente do Dique da Vila Gilda, na Zona Noroeste de Santos, numa das regiões com maiores índices de vulnerabilidade social da Cidade, com uma população de 22 mil habitantes vivendo em condições precárias, em palafitas à beira do mangue, sobre o Rio Bugre.

A proposta é a realização de ações, oficinas e cursos profissionalizantes, regidas pelos princípios da inclusão social, pesquisa e valorização da cultura local. Os alunos contam com aulas de percussão, dança, capoeira, teatro, moda, culinária, capoeira, violão e bateria. Curiosamente, a primeira sede da entidade foi num contêiner, doado pelo Terminal. Em junho 2012, o projeto ganhou a sua sede definitiva, numa área de 690m², com oficinas artísticas e profissionalizantes, laboratório de informática, sala de aula, biblioteca e área de convivência.