15 de Outubro de 2024 • 16:47
ntre os presentes mais escolhidos estão: roupas, calçados, perfumes, acessórios e produtos eletrônicos / Terje Sollie/Pexels
Após as férias de julho, o Dia dos Pais é uma das datas que mais mexem no comércio da região neste segundo semestre. Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas Santos Praia (CDL Santos Praia), é esperado que o movimento nos comércios seja similar ao Dia das Mães e registre um aumento de 5% nas vendas em relação a 2023.
Segundo o presidente da CDL Santos Praia, Nicolau Miguel Obeidi, as pessoas sempre deixam pra última hora porque fica mais perto das datas de pagamentos de salários. “Aquela tradicional correria já é bem conhecida. Entre os presentes mais escolhidos estão: roupas, calçados, perfumes, acessórios e produtos eletrônicos", pontua.
E esse crescimento de fato, é uma tendência. De acordo com um levantamento feito em todas as capitais do Brasil pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, pelo menos 68% dos consumidores pretendem comprar presentes no Dia dos Pais este ano, ou seja, cerca de 110 milhões de pessoas.
Estas vendas devem movimentar em todo Brasil mais de R$ 25 bilhões no comércio. Tanto é que (32%) pretendem gastar mais que em 2023, (35%) o mesmo valor e (19%) querem gastar menos. Mas, poupar será um desafio, isso porque sete em cada dez consumidores (70%) acreditam que os produtos estão mais caros este ano. O valor médio dos presentes deve ser de R$ 230.
Para tentar economizar, a maioria dos consumidores (78%) pretendem pesquisar preços antes de fazer as compras do Dia dos Pais. A maioria utilizará sites ou aplicativos (65%), redes sociais (41%) e shopping (35%).
A maioria dos entrevistados (69%) pretende realizar suas compras nos canais físicos, principalmente em shoppings (28%), lojas de departamento (15%) e shopping populares (14%). Isso acaba tendo um reflexo por conta da nova taxação das compras internacionais, válida desde 01 de agosto.
Cerca de 40% pretende comprar pela internet, por aplicativos (71%), sites (59%) e Instagram (17%). Entre quem pretende comprar on-line, (57%) utilizarão os sites varejistas internacionais, (38%) de varejistas nacionais e (35%) vai investir na compra e venda de produtos novos ou usados.
Para evitar endividamento, a maioria dos consumidores (75%) pretende pagar o presente à vista: no PIX (38%) e no cartão de débito (21%). Por outro lado, (34%) têm intenção de pagar parcelado, com destaque para o cartão de crédito (31%). Entre os que pretendem parcelar as compras, 30% pretendem pagar em 3 vezes e 22% em 4 vezes.
Mesmo quem está com problemas nas finanças pessoais não quer deixar a data passar em branco, por isso (24%) dos entrevistados costumam gastar mais do que podem com os presentes de Dia dos Pais e (10%) pretendem deixar de pagar alguma conta para realizar a compra.
Deste universo (35%) dos que pretendem presentear estão atualmente com o pagamento de alguma conta em atraso, sendo que (65%) destes também estão com o nome negativado.
A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) Santos-Praia foi fundada em 18 de outubro de 1973. É uma entidade sem fins lucrativos, que visa contribuir nas melhorias para os lojistas, oferecendo diversos serviços e parcerias. Em Santos, são cerca de mil associados que tem acesso a assessoria jurídica, planos de Saúde e Odontológico mais em conta; consultas ao SPC Brasil; locação Smart Office para quem quer ministrar cursos, palestras e realizar reuniões; cartão benefícios com descontos exclusivos; balcão de empregos e consultoria.
Nacional
Imagens que circulam nas redes sociais mostram um homem gritando para os outros não encostarem nas partes de metal do trem
Variedades
Apresentado pelo chef Erick Jacquin, atração é uma das mais populares da televisão brasileira