X

Economia

Vendas de veículos têm a primeira queda em dez anos

De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram vendidas 3,576 milhões de unidades, um recuo de 1,61% em relação a 2012

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 03/01/2014 às 20:24

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

As vendas de veículos e comerciais leves caíram em 2013 - a primeira queda em dez anos. No ano passado, o total de automóveis emplacados no País, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foi de 3,576 milhões de unidades, um recuo de 1,61% em relação a 2012. No ano anterior, as vendas haviam somado 3,634 milhões de veículos.

O resultado frustrou as expectativas da entidade. No início de 2013, a Fenabrave previa aumento de 3,48% nas vendas gerais de veículos. Diante dos resultados abaixo do esperado e da desaceleração do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), a Fenabrave refez suas previsões em agosto, projetando elevação de 1,58%, cenário que também não se confirmou.

Reconhecendo que a expansão de vendas nessa categoria não repetirá o ritmo do passado, a sócia-diretora da MB Associados, Tereza Fernandez, disse que o patamar de vendas de 6 milhões de carros para 2017 projetado por algumas fontes da indústria "era um sonho".

A MB, que faz consultoria para a Fenabrave, prevê que as vendas de carros e comerciais leves devem crescer a uma taxa média de 3% ao ano na próxima década, ante avanço médio de 10% ao ano nos últimos 10 anos.

As vendas totais de 2013 - que incluem também os dados de motocicletas, caminhões e ônibus - chegaram a 5,486 milhões de unidades, retração de 2,2% em relação a 2012, de acordo com a entidade que representa os distribuidores.

As vendas de veículos tiveram a primeira queda em dez anos (Foto: Divulgação)

O resultado do cômputo geral reflete a forte retração da venda de motos, que teve baixa de 7,44%, para 1,516 milhão de unidades O dado de caminhões, inflado por incentivos do governo, teve alta de 14,36% na mesma base de comparação, para 191,3 mil unidades.

Em dezembro, nem o apelo das montadoras para que os consumidores aproveitassem o desconto do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) - que começou a ser retirado no dia 1º de janeiro - foi suficiente para que as vendas subissem em relação a dezembro de 2012.

No mês passado, os emplacamentos de automóveis e comerciais leves atingiram 335,9 unidades, baixa de 2,27% na comparação com as 343,7 de igual mês do ano anterior. A expansão em relação a novembro foi de 16,57%. As vendas de caminhões subiram 15,76% em relação a igual mês do ano anterior e 23,82% sobre novembro, com um total de 14,5 mil unidades.

No caso das motos, um mercado que vive uma crise no País, houve crescimento de 1,87% dos emplacamentos sobre dezembro de 2012, para 140,6 mil unidades. A alta foi de 15,02% na comparação com novembro.

Novo ano

Para 2014, a perspectiva mais otimista dos distribuidores de veículos é que o mercado de automóveis e comerciais leves, no máximo, repita o resultado do ano passado. Esse cenário mais favorável considera um ano sem grandes "soluços" econômicos, em que inflação não ultrapasse o teto da meta, de 6,5%, e câmbio que não avance além do patamar de R$ 2,50.

Já as vendas de caminhões e ônibus, que cresceram 14,36% em 2013, para 191,319 mil unidades, devem subir 5,73% em 2014, também no melhor dos cenários. Dentro do mesmo raciocínio, espera-se estabilidade para a venda de motocicletas em relação ao ano passado.

O pior cenário considera um ano com maior volatilidade diante da conjuntura econômica internacional e também por fatores internos, como as eleições presidenciais de outubro. Nesse caso, a estimativa é de que 3,45 milhões de automóveis e comerciais leves sejam vendidos no País, o que representaria queda de 3,5% sobre o total de veículos emplacados de 2013.

Também no cenário menos favorável, a venda de caminhões e ônibus neste ano subiria 1,63%, enquanto a de motos teria uma retração de 4,5%.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Com crise ambiental como tema, banda santista lança álbum 'Terra Terror!'

Lucas Reis, vocalista, guitarrista e líder da Missão Lunar, aponta a inspiração em influências de David Bowie na obra

Santos

Campanha de busca ativa da Tuberculose vai até esta sexta (26), em Santos

Em 2024, Santos contabilizou 116 novos casos de tuberculose. No ano passado, foram registrados 490 casos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter