X

Economia

Venda de imóveis cai 45,3% no 1º trimestre

Entre janeiro e março, foram vendidas 3.755 unidades, um número 45,3% menor em relação a igual período de 2013

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 14/05/2014 às 20:39

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O mercado de imóveis residenciais novos da cidade de São Paulo caiu no primeiro trimestre deste ano. Entre janeiro e março, foram vendidas 3.755 unidades, um número 45,3% menor em relação a igual período de 2013. Os lançamentos somaram 3.909 unidades, volume 26,6% abaixo do registrado no primeiro trimestre do ano passado, aponta a pesquisa do Secovi-SP.

Na análise do economista-chefe do Secovi-SP, Celso Petrucci, a percepção de que a economia hoje está pior do que no início do ano passado pode ter adiado a decisão de compra e financiamento de imóveis. No entanto, ele observa que, além da questão conjuntural, existem dois outros fatores que contribuíram para esse resultado.

O primeiro é que o primeiro trimestre de 2013 foi excepcionalmente bom tanto em vendas como em lançamentos, o que amplia a base de comparação e afeta negativamente a variação anual. O segundo fator é que o carnaval deste ano foi tardio e atrapalhou as vendas, segundo o economista. "Tivemos apenas três finais de semana de trabalho em março."

Para o coordenador do índice de preços de imóveis prontos FipeZap, Eduardo Zylberstajn, a retração nas vendas de imóveis e nos lançamentos só reforça a percepção de que o cenário do mercado imobiliário mudou e que o ciclo de alta de vendas e de preços ficou para trás. "Temos um cenário de incertezas, com eleição, Copa do Mundo e a queda na demanda já se refletiu nos preços, que, neste ano, perdem para a inflação", disse.

O mercado de imóveis residenciais novos da cidade de São Paulo caiu no primeiro trimestre deste ano (Foto: Arquivo/DL)

Segundo a coordenadora de Projetos de Construção da Fundação Getulio Vargas (FGV), Ana Maria Castelo, o mercado imobiliário está mais "pé no chão". Segundo a economista, o que está afetando esse mercado são as incertezas em relação à economia que deterioram tanto as expectativas dos empresários como as dos consumidores. Ela pondera, no entanto, que o desempenho do primeiro trimestre de 2013 foi "surpreendente" e isso fortaleceu a base de comparação e contribuiu para a queda da variação anual Outro ponto destacado pela economista foi o grande numero de feriados neste ano. Além disso, existem incertezas em relação ao novo Plano Diretor de São Paulo, o que pode afetar investimentos

De toda forma, Ana Maria ressaltou que a dinâmica do mercado imobiliário mudou. Isto é, o período no qual se vendia, de forma quase generalizada, um empreendimento em um fim de semana não existe mais.

Ciclo

Zylberstajn, do FipeZap, disse que não há estudos para o Brasil, mas que para os países da OCDE os ciclos de crescimento do mercado imobiliário têm duração de seis anos. Levando-se em conta que o ciclo atual começou em 2008 e usando os parâmetros dos países da OCDE, esse período de forte crescimento estaria perto do fim. "A grande dúvida é o que será do mercado daqui para a frente: estabilidade ou crise?"

Petrucci, do Secovi-SP, ressaltou que, apesar de reconhecer que a Copa e as eleições podem atrapalhar o desempenho do setor, as previsões para o ano ainda estão mantidas. Isto é, serão lançadas e vendidas cerca de 35 mil unidades na cidade de São Paulo e o desempenho de 2013 será repetido neste ano.

"Estamos otimistas", disse Petrucci. O otimismo do economista-chefe do Secovi-SP se baseia em algumas premissas que ainda estariam valendo: "As pessoas continuam precisando de imóveis para morar, os recursos financeiros são abundantes e baratos e o nível de desemprego é favorável".

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Criminoso joga jovem no chão em tentativa de roubo em Guarujá; ASSISTA

Imagens de câmeras de segurança flagraram o momento.

Santos

Passagem de ônibus não terá aumento em Santos, anuncia prefeito

O preço, portanto, permanecerá em R$ 5,25, valor que vigora desde fevereiro do ano passado

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter