USP descobre levedura capaz de revolucionar produção de cervejas no País

Essa descoberta permitirá uma considerável economia na produção de cervejas de alta qualidade no País

Comentar
Compartilhar
15 DEZ 2017Por Nilson Regalado11h31
USP descobre levedura capaz de revolucionar produção de cervejas no PaísFoto: Fernanda Carvalho / Fotos Públicas

Pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) acabam de patentear no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) uma gama de leveduras genuinamente brasileiras da linhagem Saccharomyces cerevisiae. Essa descoberta permitirá uma considerável economia na produção de cervejas de alta qualidade no País porque evitará a obrigatoriedade de importação de leveduras semelhantes, vindas de países com maior tradição cervejeira, como Alemanha e Bélgica.

Mais: as leveduras ‘made in Brazil’, selecionadas dentre microorganismos da biodiversidade brasileira, vão transferir à cerveja tupiniquim aroma e sabor diferenciados, que agradaram o paladar nos testes iniciais.
Algumas delas proporcionaram um buquê complexo, a lembrar frutas passas e especiarias, mostrando potencial para produção de bebidas únicas, regionalizadas, enaltecendo o conceito de personalidade das cervejas especiais.

Agora, com a patente registrada no INPI, a pesquisa está em fase de prospecção de negócios com auxílio da Agência USP de Inovação. O estudo integrou o programa de pós-graduação em Microbiologia Agrícola, do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da USP.

Palmas para...
O deputado federal Nilson Leitão (PSDB/MT) foi indicado para o Prêmio CNA Agro Brasil 2017 na categoria destaque político. O mimo é oferecido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

...o tucano, destaque...
Só para refrescar a memória: o tucano é líder da bancada ruralista na ­Câmara dos Deputados e é autor do projeto que extingue o salário dos boias-frias com o pagamento desses trabalhadores rurais apenas com comida e moradia.

...político de 2017
Leitão é notório na atuação contra a demarcação de áreas indígenas e na defesa de supostos posseiros e grileiros invasores de terras. O tucano também é suspeito de integrar organização criminosa que teria usado da influência política e do poderio econômico para incitar atos violentos, como ameaças, incêndios e interdição de estradas.

Enquanto isso, no país...
O Brasil vai importar 7,2 milhões de toneladas de trigo neste ano. Esse será o maior volume de importação do cereal em uma década, após a quebra da safra no País. A previsão é da Conab.

...da soja transgênica
O Brasil é um dos maiores importadores globais de trigo. Tradicionalmente, o País importa metade do cereal que consome, ou seja, algo em torno de 6 milhões de toneladas, mas já havia comprado grandes volumes de trigo em 2016, quando as importações tinham somado 7,09 milhões de toneladas.

Álcool x gasolina
O preço do etanol hidratado sobe há 12 semanas consecutivas. Mesmo assim, o valor anda tão convidativo que o volume de biocombustível negociado pelas usinas de SP no começo de dezembro foi o dobro do montante comercializado no mesmo período de 2016. O motivo de tanta vantagem: os constantes aumentos na gasolina. Os dados são do Cepea/USP.

Campo e cidade...
Patrimônio da cidade do Rio de Janeiro (Lei 5.999/15), a IX Feira Estadual da Reforma Agrária terminou na semana passada com a presença de mais de 100 mil pessoas e 115 toneladas de alimentos vendidos por 105 feirantes vindos de assentamentos e acampamentos do estado do Rio e de Goiás.

...em sintonia
A Feira virou patrimônio dos cariocas por fomentar a integração entre a cidade e o campo, pautando temas importantes como a produção agroecológica realizada pela agricultura familiar e camponesa.

Ofertas na feira
Abacaxi pérola, pêssego chimarrita, acerola, manga tommy, maçã gala; pepinos caipira, comum e japonês; abobrinha italiana, berinjela, espinafre, couve-flor, salsa e cebolinha, milho verde, alfaces, batata lavada, alho poró, chicória, alho e cebola fecham a semana com preços em baixa na Ceagesp.