X

Economia

Taxa de juros deve ter só mais um corte, reafirma presidente do Banco Central

O dado da inflação oficial do país, divulgado nesta terça (10) pelo IBGE, mostra que o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) variou 0,09% em março

Folhapress

Publicado em 10/04/2018 às 14:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, reafirmou nesta terça-feira (10) que a taxa de juros deve sofrer mais um corte na próxima reunião do Copom / Wilson Dias/Agência Brasil

Mesmo diante do baixo índice de inflação registrado em março, o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, reafirmou nesta terça-feira (10) que a taxa de juros deve sofrer mais um corte na próxima reunião do Copom (Comitê de Política Moneária) e, depois, a trajetória de queda deve ser interrompida.  

O dado da inflação oficial do país, divulgado nesta terça (10) pelo IBGE, mostra que o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) variou 0,09% em março, índice mais baixo para o mês desde a implementação do Plano Real, em 1994. No acumulado de 12 meses, o índice está em 2,68%, próximo do piso de 2,5% estabelecido para a meta de inflação. Desde outubro de 2016, o Copom fez 12 cortes consecutivos na taxa Selic, que chegou a 6,5% ao ano na reunião de março. O Comitê volta a se reunir nos dias 15 e 16 de maio.  

Em audiência pública no Senado, o presidente do BC disse que, para a próxima reunião, o Copom vê como "apropriada uma flexibilização monetária moderada adicional". Segundo ele, o corte nos juros só não será feito se o BC perceber que a medida não é necessária para levar a inflação à meta.  

"Para reuniões além da próxima, salvo mudanças adicionais relevantes no cenário básico e no balanço de riscos para a inflação, o Comitê vê como adequada a interrupção do processo de flexibilização monetária, visando avaliar os próximos passos", afirmou Ilan.  

Entre os fatores que serão levados em conta para definir os próximos passos, o presidente do BC citou a evolução da atividade econômica e as projeções e expectativas de inflação.  

Juros bancários

Na apresentação a senadores, Ilan afirmou que as taxas de juros de mercado apresentam tendência de queda. Ele ponderou que os dados ainda não são satisfatórios.  

"Não significa que estamos satisfeitos com a velocidade da queda. Queremos que a redução seja mais rápida, para que tenhamos logo crédito mais barato para famílias e empresas", disse.  

O presidente do Banco Central mencionou a limitação do período máximo para o uso do rotativo no cartão de crédito, implantada em janeiro, como uma das medidas que estão contribuindo para a redução das taxas.  

Ilan também comentou a medida anunciada nesta terça pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), que dá acesso a uma linha de crédito mais barata a consumidores que comprometerem mais de 15% do limite do cheque especial por 30 dias consecutivos.  

Segundo ele, a decisão é uma inciativa de autorregulação dos bancos que tem o objetivo de "tornar o cheque especial mais eficiente". Ilan ressaltou que, em média, as pessoas permanecem de 7 a 8 dias no cheque especial. Ainda assim, ele disse que o banco trabalha para reduzir as taxas - que ultrapassam 320% ao ano.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Confira o resultado da Quina no concurso 6423, nesta terça (23)

O prêmio é de R$ 50.000.000,00

Cotidiano

'Lua Cheia Rosa' acontece nesta terça (23)

Evento pode ser visto em todo o Brasil, a partir das 17h30

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter