Economia
Atualmente, a i4sea atende operações em todas as cidades do Brasil, além de Chile e Peru, e mantém escritórios em São Paulo, Warwick, no Reino Unido, e Rotterdam, na Holanda
Entre os clientes estão companhias de setores altamente sensíveis às condições climáticas, como portos, energia eólica offshore, engenharia costeira, infraestrutura, mineração e navegação / Pixabay
Continua depois da publicidade
Com sede em Salvador (BA) e atuação internacional, a i4sea é uma empresa brasileira especializada em dados climáticos hiperlocais e inteligência climática aplicada à logística e à gestão de riscos operacionais. Fundada em 2015 pelos oceanógrafos Mateus Lima (CEO), Davi Mignac (CTO) e Bruno Balbi, a empresa desenvolve soluções tecnológicas que ajudam organizações a antecipar impactos do clima, reduzir prejuízos e operar com mais segurança e eficiência.
Atualmente, a i4sea atende operações em todas as cidades do Brasil, além de Chile e Peru, e mantém escritórios em São Paulo, Warwick, no Reino Unido, e Rotterdam, na Holanda. A empresa também apoia projetos em países europeus como Suécia, Dinamarca, Holanda, Reino Unido e Alemanha, somando 32 grandes marcas em seu portfólio.
Continua depois da publicidade
Entre os clientes estão companhias de setores altamente sensíveis às condições climáticas, como portos, energia eólica offshore, engenharia costeira, infraestrutura, mineração e navegação. A lista inclui nomes como Porto de Santos, Vale, Santos Brasil, Porto do Açu, Norsul, Vattenfall, OceanWinds, entre outros.
O principal produto da empresa é a plataforma proprietária i4cast®, que converte dados climáticos hiperlocais em alertas de risco práticos e personalizados. A tecnologia permite identificar impactos com alta precisão, em escala de metros, ajudando empresas a tomar decisões críticas com antecedência e maior confiabilidade.
Continua depois da publicidade
Na prática, os resultados são expressivos: de cada 10 decisões orientadas pela plataforma, 8 se mostram corretas, além da emissão de mais de 9 mil alertas acionáveis por ano. Isso se reflete em menos paradas operacionais, maior eficiência logística e mais previsibilidade para operações complexas.
Ao unir ciência, inteligência artificial e dados oceanográficos e meteorológicos avançados, a i4sea se consolida como referência em inteligência climática aplicada à resiliência operacional. Mais do que prever o clima, a empresa atua para apoiar pessoas e organizações na adaptação às mudanças climáticas, reduzindo riscos, protegendo vidas e fortalecendo o planejamento estratégico.
Em abril de 2025, a i4sea anunciou a captação de R$ 7,5 milhões em uma rodada de investimento Seed, liderada pelo Fundo GovTech, gerido pela KPTL e Cedro Capital, com participação da Polaris Investimentos. Os recursos estão sendo direcionados para a evolução da plataforma i4cast®, a ampliação da inteligência climática desenvolvida pela empresa e a aceleração de sua expansão internacional.
Continua depois da publicidade