Economia

Seaforte reativa descarga de trigo no Porto de São Sebastião após 25 anos

Operação marca nova rota logística com cereais vindos da Argentina

Luna Almeida

Publicado em 10/06/2025 às 10:01

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A iniciativa representa a reabertura de um canal que não era utilizado para esse tipo de carga há cerca de 25 anos / Divulgação

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A empresa Seaforte Operações Portuárias, que integra o grupo paranaense FTSpar, realizou uma operação inédita em décadas no Porto de São Sebastião, no Litoral Norte paulista: a importação de 27 mil toneladas de trigo provenientes da Argentina. 

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A iniciativa representa a reabertura de um canal que não era utilizado para esse tipo de carga há cerca de 25 anos.

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O cereal foi descarregado no porto e seguirá para moinhos de São Paulo, Sul de Minas e Goiás, reforçando a utilização de São Sebastião como alternativa viável à tradicional logística via Porto de Santos. 

A ação é considerada estratégica, pois amplia as opções de escoamento e abastecimento de um dos produtos mais consumidos no país.

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Segundo o diretor-presidente do Porto de São Sebastião, Ernesto Sampaio, a movimentação representa um marco na diversificação das operações portuárias. 

“Queremos consolidar o trigo e outras cargas como parte permanente das atividades do Porto. Este avanço fortalece nosso papel no abastecimento regional e nacional”, ressaltou.

Para o diretor comercial do Grupo FTSpar, Ricardo Collares, a nova operação vai além da simples movimentação de mercadoria. “Estamos oferecendo aos nossos clientes um caminho logístico mais eficiente. É um passo importante para a competitividade do setor e para descentralizar a dependência de Santos”, afirmou.

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Argentina se mantém como principal fornecedora de trigo ao Brasil

Dados do CEPEA (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) revelam que, em 2024, o Brasil atingiu o maior volume de importações de trigo desde 2018, com 6,65 milhões de toneladas. Só em dezembro foram 520,9 mil toneladas – o maior número para o mês em cinco anos.

A produção nacional do grão gira em torno de 6 milhões de toneladas anuais, insuficiente para atender a demanda interna. Assim, o país recorre a importações de aproximadamente 4 milhões de toneladas, sendo a Argentina o principal fornecedor.

Entre janeiro e março de 2025, a corrente de comércio entre Brasil e Argentina somou mais de US$ 7,1 bilhões, com superávit brasileiro de cerca de US$ 1,29 bilhão.

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As exportações do Brasil para o país vizinho somaram US$ 4,23 bilhões, com destaque para produtos da indústria de transformação. As importações, por sua vez, chegaram a US$ 2,94 bilhões, com relevância para alimentos como trigo, leite e cevada.

Para Rafael Moura, diretor de Desenvolvimento de Negócios da FTSpar, a retomada do desembarque de trigo em São Sebastião fortalece a aliança entre os países. 

“Brasil e Argentina têm uma relação comercial sólida. Esta operação é um exemplo da nossa capacidade de ampliar rotas e atender à crescente demanda nacional com qualidade e eficiência”, concluiu.

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