Saque PIS/Pasep para idosos começa nesta quinta-feira

Caso o cotista já seja falecido, os herdeiros terão direito aos recursos

Comentar
Compartilhar
17 OUT 2017Por Estadão Conteúdo12h31
Entrarão no benefício homens com 65 anos ou mais e mulheres com 62 anos ou mais, que possuírem saldo no PIS/Pasep. Caso o cotista já seja falecido, os herdeiros terão direito aos recursos.Foto: Divulgção/CEF

A partir desta quintafeira, aproximadamente 7,8 milhões de cidadãos vão poder sacar o PIS/Pasep. Entrarão no benefício homens com 65 anos ou mais e mulheres com 62 anos ou mais, que possuírem saldo no PIS/Pasep. Caso o cotista já seja falecido, os herdeiros terão direito aos recursos.

De acordo com o Governo, estão no fundo trabalhadores de organizações privadas e públicas que contribuíram para o PIS ou para o Pasep até 4 de Outubro de 1988, e que ainda não tenham solicitado todo o saldo. Aqueles que passaram a contribuir após essa data ainda não possuem saldos para resgate.

Como consultar

As contas do Pasep são administradas pelo Banco do Brasil (vinculadas aos servidores públicos), e os cotistas devem procurar esse banco para mais informações e também para os saques.

Para tornar as consultas mais fáceis e práticas, o saldo do Pasep pode ser acessado no site do Banco do Brasil, no endereço www.bb.com.br/pasep. Os correntistas desse banco que constarem com valores a receber terão os depósitos efetuados automaticamente em suas contas até dois dias antes do início do calendário oficial. O Banco do Brasil confirmou que fará a transferência sem custos, mesmo para os usuários de outros ­bancos.

Quem não for correntista no Banco do Brasil e possuir recursos do Pasep, pode acompanhar a transferência via internet e pelo caixa eletrônico, contanto que a conta para depósito esteja no mesmo CPF.
Aqueles que forem nascidos entre Julho e Dezembro deverão receber o dinheiro ainda neste ano, enquanto que os nascidos entre Janeiro e Junho receberão no primeiro trimestre de 2018.

De toda forma, o recurso ficará à disposição para saque até 29 de Julho de 2018 (prazo final para o recebimento). Contas do PIS, por outro lado, são vinculadas aos trabalhadores do setor privado, e administradas pela Caixa Econômica Federal. Os cotistas desse caso devem procurar o banco para maiores informações.  

Aqueles que já forem correntistas na Caixa (e que possuírem valores a receber) terão a transferência feita automaticamente em suas contas, até dois dias antes do início do calendário oficial.

Assim como no caso do Pasep, a Caixa informou que não cobrará para realização da transferência, mesmo para correntistas de outros bancos. Para que não possui senha, basta fazer um cadastro no site ou através do telefone 0800-726-0207.

 

Colunas

Contraponto