X

Economia

Projeto quer banir leite de coco e leite de soja dos supermercados

Essa medida pretende evitar a confusão causada por produtos que utilizam a expressão ‘leite” em sucos vegetais brancos ou esbranquiçados, como o leite de coco ou as 'bebidas lácteas'

Nilson Regalado

Publicado em 06/08/2018 às 12:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Projeto quer banir leite de coco e leite de soja dos supermercados / Rodrigo Montaldi/DL

A Câmara dos Deputados avalia o Projeto de Lei 10556/18 que pode proibir definitivamente o uso da palavra “leite” em embalagens e rótulos de alimentos que não tenham como base o “líquido branco alimentício que é segregado pelas mamas de fêmeas de mamíferos”.

Essa medida pretende evitar a confusão causada por produtos que utilizam a expressão ‘leite” em sucos vegetais brancos ou esbranquiçados, como o leite de coco ou as “bebidas lácteas” que têm soja na sua composição ao invés do “líquido branco alimentício que é segregado pelas mamas de fêmeas de mamíferos”.

Pelo projeto, também serão exclusivamente reservadas aos produtos lácteos os termos: queijos e seus derivados; manteiga; leite condensado; requeijão; creme de leite; bebida láctea; doce de leite; leites fermentados; iogurte; coalhada; cream cheese; e outras admitidas em regulamento.

O projeto, de autoria da deputada Tereza Cristina (DEM-MS), será analisado conclusivamente pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; e de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados.

Menos café no Porto
Deu na Reuters: As exportações de café pelos portos brasileiros caíram para 1,24 milhão de sacas em julho, o menor volume em mais de 10 anos. A informação é da Secretaria de Comércio Exterior do Governo Federal e contrasta com o auge da colheita no maior produtor e exportador mundial da commodity.
 
Quer economizar na feira?
Agosto é mês de abacate avocado, abiu, ameixa e nectarina espanholas, banana prata mineira, carambola, maça nacional fuji, morango, pêssego, sapoti, tangerinas murcote e poncan, além das laranjas baía, lima e pera. Todas essas frutas estão no auge da safra e, portanto, com preços mais baixos em relação a outras épocas do ano.
 
Novo tomate...
Pesquisa da estatal Embrapa desenvolveu um tomate híbrido que, além de muito doce, apresenta altos teores de licopeno, substância antioxidante eficiente no combate aos radicais livres no organismo.
 
...contra catarata...
Enquanto outros tomates híbridos existentes no mercado brasileiro têm entre 40 e 90 microgramas de licopeno por grama de fruto (µg/g), o tomate BRS Zamir pode alcançar até 144 µg/g. 
 
...e envelhecimento
Os radicais livres provocam o envelhecimento da pele, enfraquecimento do sistema imunológico, artrite, arteriosclerose e catarata, entre outros danos.
 
Conhecimento ancestral...
Deu no Jornal Notícias do Vale, de Registro: os negros descendentes de escravos que se refugiaram em rincões do Vale do Ribeira para fugir dos maus tratos praticados por fazendeiros brancos nos séculos 16, 17, 18 e 19 se reúnem nos dias 17 e 18 de agosto, em Eldorado. 
 
...a sabedoria da senzala...
O encontro é anual e acontece desde 2008. A influência africana foi preservada na arquitetura das casas e na culinária dos quilombolas. Em Eldorado, os negros compartilham conhecimentos ancestrais e sementes crioulas, muitas das quais trazidas da África escondidas no cabelo de seus antepassados. 
 
...e a civilização caiçara
O encontro também contará com apresentações culturais, demonstrações de fandango caiçara e de puxirão, que é o mutirão feito por pescadores e agricultores pelas bandas do extremo sul do Litoral Paulista e Vale do Ribeira.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Congestionamento na Rodovia Anchieta já passa de 10 quilômetros

Cinco pontos do Sistema Anchieta-Imigrantes apresentam congestionamentos em direção ao Litoral; confira quais

Polícia

Mulher é estuprada dentro de delegacia em Guarujá; agressor é preso

Funcionária da Delegacia Sede da Cidade sofreu a violência dentro de sua sala de trabalho; homem foi preso em flagrante

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter