Economia

Produção de etanol cresce 11,5% com gasolina cara e aumento nos impostos

A maior atratividade do etanol para o consumidor em relação à gasolina é evidenciada pelas vendas de álcool hidratado

Nilson Regalado

Publicado em 12/10/2017 às 11:50

Compartilhe:

Com cenário favorável, a produção do biocombustível cresceu 11,5% / Rodrigo Montaldi/DL

O encanto gerado pelos preços altos do açúcar perdeu o efeito com as desvalorizações recentes do adoçante no mercado internacional. Mas o Governo Federal deu uma mãozinha aos usineiros aumentando a alíquota do PIS/Cofins que incide sobre a gasolina. Mais: o preço da gasolina não parou de subir nas refinarias nas últimas semanas. Resultado: usineiros de todo Centro-Sul do País resolveram transformar cada vez mais cana em etanol.

Com cenário favorável, a produção do biocombustível cresceu 11,5% na segunda quinzena de setembro, na comparação com igual período de 2016.

Em seu relatório de acompanhamento de safra, divulgado na terça-feira, a União da Indústria de Cana-de-açúcar  informou que 53,5% do total da cana processada na segunda quinzena do mês foi usada para a produção de álcool, ante 52% na primeira metade do mês e 50% em igual período de 2016.

A maior atratividade do etanol para o consumidor em relação à gasolina é evidenciada pelas vendas de álcool hidratado, usado diretamente nos tanques dos veículos, que alcançaram 1,38 bilhão de litros em setembro, o maior resultado mensal desde abril.

Isso afeta teu bolso!
Os estoques globais de trigo são os maiores da história, correspondendo a 36% do consumo mundial/ano. Mais: 70% da área plantada com o cereal já foi colhida no Paraná e a safra no Rio Grande do Sul está prestes a ser colhida. Resultado: os preços caíram 10% no mercado interno na virada do mês, segundo a consultoria Safras & Mercado.

“Quando vendermos todas as almas...”
Consciente que o governo está fragilizado com a denúncia que paira contra Michel Temer por obstrução de justiça e organização criminosa, a bancada ruralista no Congresso Nacional foi ao Palácio do Planalto no início do mês disposta a emitir a fatura para venda dos votos contra a investigação dos atos supostamente criminosos do presidente.

“...dos nossos índios num leilão...”
Desta vez, os ruralistas querem a edição de uma medida provisória que autorize o arrendamento de terras indígenas para produção agropecuária. Trocando em miúdos: os grandes fazendeiros querem a liberação formal do governo Temer para que possam criar gado e plantar soja e milho transgênicos em terras demarcadas e com natureza protegida.

Inimigo dos agrotóxicos
Criado em 1992, o prêmio Imprensa Bahia deste ano foi concedido ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Entregue no final de setembro em parceria com o Lions Club, o prêmio reconheceu a luta do MST contra a concentração de terras e pela produção de alimentos mais saudáveis.

As estrelas...
Astrônomos ligados ao Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, à Universidade Estadual de Feira de Santana, na Bahia, e ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais testemunharam um fenômeno raro na Via Láctea: a morte de uma estrela.

...e a transitoriedade...
Considerado uma anã branca, o corpo celeste morreu por ‘desnutrição’ depois que sua companheira, uma estrela anã marrom, ‘sugou’ parte de sua massa. Antes de morrer, a estrela ‘caminhava’ rumo à categoria das gigantes vermelhas. Ela pode ter atingido um raio maior que a distância da Terra ao Sol (cerca de 150 milhões de quilômetros), mas foi perdendo massa.

...de tudo no Universo
As observações, realizadas entre 2005 e 2013 no Observatório do Pico dos Dias, no sul de Minas Gerais, e num telescópio das Ilhas Canárias, na Espanha, foram descritas agora em artigo publicado no Monthly Notice of the Royal Astronomical Society.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Confira os números sorteados na Lotofácil no concurso 3218, nesta sexta (11)

O prêmio é de R$ 1.700.000,00

Cotidiano

Confira os números sorteados na Mega-Sena no concurso 2785, nesta sexta (11)

O prêmio é de R$ 25.000.000,00

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter