Plataforma lista dicas para aumentar o ticket médio nas vendas online

Ticket médio é um importante indicador financeiro para lojas virtuais e e-commerce

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13 ABR 2021Por Da Reportagem13h45
Se ao longo do tempo uma marca consegue aumentar o seu ticket médio, provavelmente estará tendo lucro e um faturamento maiorSe ao longo do tempo uma marca consegue aumentar o seu ticket médio, provavelmente estará tendo lucro e um faturamento maiorFoto: John Schnobrich/Unsplash

O ticket médio é um importante indicador financeiro para lojas virtuais e e-commerces. Teoricamente, quanto maior ele for, mais rentável é a empresa,  já que o mesmo representa quanto cada cliente está gastando por compra. Desta forma, se ao longo do tempo uma marca consegue aumentar o seu ticket médio, provavelmente estará tendo lucro e um faturamento maior. 

Para ajudar quem deseja aumentar o ticket médio nas vendas online, o Magis5, Hub de Integração e Automação para vender em marketplaces, lista sete dicas fundamentais.

Frete grátis a partir de determinado valor
Uma excelente dica para aumentar o ticket médio no e-commerce é oferecer frete grátis em compras a partir de um determinado valor. Assim, o consumidor pode escolher outros produtos, além dos que já estava interessado em comprar, para garantir o benefício. 

Incentive compras por descontos progressivos
Outra boa prática para incentivar a compra de mais produtos e gerar um aumento no ticket médio é conceder descontos para o cliente, conforme o valor que ele gasta na loja. Contudo, o ideal é que você adeque o planejamento da sua loja virtual, para que esse tipo de desconto não prejudique sua margem de lucro.

Tenha portfólio de produtos diversificado
É muito importante diversificar ou ter produtos relacionados no portfólio da loja virtual, pois, com isso, o cliente ou usuário do site pode ter todos os produtos relacionados a um determinado segmento dentro de um mesmo e-commerce. Sempre inclua novas categorias, marcas, produtos e modelos de itens, visando proporcionar uma melhor experiência e uma solução completa para o cliente.

Crie kits de produtos
Além de oferecer um portfólio diversificado, outra sugestão é criar kits de mercadorias relacionadas. Por exemplo, se é um e-commerce que faz a venda de produtos esportivos e o cliente deseja comprar uma determinada chuteira, ofereça o kit com camisa, bermuda e meias com desconto, para incentivá-lo a levar mais produtos por um valor mais baixo do que ele pagaria, caso fosse adquirir cada item separadamente. 

Fidelize o cliente
Promova boas experiências, por meio de um bom atendimento, uma boa comunicação após a compra e de um site confiável e navegável, que proporcione também diferentes formas de pagamento. Com tudo isso, e garantindo que o produto chegue no prazo correto, provavelmente este usuário comprará mais vezes na sua loja virtual. E quanto mais vezes ele fizer isso, mais seu ticket médio aumentará.

Faça campanhas de indicação
As campanhas de indicação são uma excelente opção para incentivar tanto o cliente que fez a primeira compra quanto aquele que já é um consumidor fidelizado da loja virtual a divulgar a marca para amigos e parentes. Portanto, ofereça descontos e bônus aos que indicaram e aos indicados. Com isso, a loja virtual passa a ser mais conhecida, além de garantir um bom marketing “boca a boca”, que tende a ser um dos que mais traz resultados, independente do segmento de atuação.

Invista no marketing
Existe um ditado popular que diz que “quem não é visto, não é lembrado”. Exatamente por isso, é imprescindível investir no marketing digital, seja por e-mail, newsletter, mídias sociais, SEO, ou até mesmo em tráfego pago, utilizando o Facebook Ads e Google Ads, por exemplo. Cabe ressaltar que cada loja virtual funciona de uma maneira e, por isso, é importante testar diferentes meios e até mesmo criar algumas estratégias para verificar qual o que gera mais resultado e traz mais lucro para a sua loja.