PIB mensal medido pela Serasa cresceu 0,1% em setembro

Na comparação anual, o levantamento mostra que o indicador chamado de "PIB mensal" cresceu 2,5% em setembro em relação a igual mês de 2012

Comentar
Compartilhar
22 NOV 201315h27

O Indicador de Atividade Econômica divulgado nesta sexta-feira, 22, pela Serasa Experian avançou 0,1% no mês de setembro ante agosto, já descontados os fatores sazonais. Na comparação anual, o levantamento mostra que o indicador chamado de "PIB mensal" cresceu 2,5% em setembro em relação a igual mês de 2012.

Em nota, os economistas da Serasa Experian afirmam que o fraco desempenho da atividade em setembro reflete o processo de elevação das taxas de juros e o esgotamento dos impactos positivos da maior safra agrícola, concentrados no primeiro semestre deste ano.

A alta de 0,1% em setembro foi impulsionada pelo setor de serviços, que registrou expansão de 0,3%. Na ponta contrária, houve pressões baixistas da indústria (queda de 0,3%) e do setor agropecuário (recuo de 1,3%). Pelo lado da demanda agregada, o consumo do governo subiu 0,8%, os investimentos avançaram 0,7%, as exportações aumentaram 1,0% e as importações recuaram 0,5%. No entanto, estas contribuições positivas foram parcialmente neutralizadas pela queda de 0,1% no consumo das famílias.

3º trimestre

Com o resultado de setembro, a atividade econômica medida pela Serasa Experian encerrou o terceiro trimestre de 2013 com baixa de 0,2% sobre o segundo trimestre de 2013, descontada a sazonalidade. No ano, o indicador acumula alta de 2,5%.

O Indicador de Atividade Econômica divulgado nesta sexta-feira, 22, pela Serasa Experian avançou 0,1% no mês de setembro ante agosto, já descontados os fatores sazonais (Foto: Divulgação)