X

Economia

Petrobras produziu menos petróleo no Brasil em 2013

O balanço de 2013 também mostra que a produção de gás natural, sem liquefeito, alcançou 61,922 milhões de metros cúbicos diários, uma expansão de 3,8% em relação a 2008

Publicado em 31/01/2014 às 12:38

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A produção de petróleo da Petrobras em território brasileiro alcançou 1,931 milhão de barris por dia em 2013, informou a estatal, nesta sexta-feira, 31. O volume é 2,5% inferior aos números alcançados em 2012. Dessa forma, como antecipado pelo Broadcast, serviço de informações da Agência Estado, a Petrobras não atingiu a meta de produção traçada para 2013.

A expectativa da estatal era produzir no ano passado volume semelhante aos 2,022 milhões de barris diários produzidos em 2011. A meta traçada pela diretoria da empresa indicava que o número poderia ficar até 2% menor. O dado divulgado hoje, no entanto, é 4,47% inferior ao volume produzido em 2011. No ano passado, a Petrobras também havia descumprido a meta, ao produzir 2,06% abaixo do "centro da meta".

Quando considerada a produção total da Petrobras no Brasil, incluindo o gás natural, a estatal alcançou a marca de 2,321 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d), uma retração de 1,5% sobre 2012. Já a produção de petróleo no Brasil, incluída a parte operada pela Petrobras para seus parceiros, totalizou 1,992 milhão de barris por dia.

De acordo com documento publicado pela estatal, a retração dos números em 2013 é explicada por uma combinação de fatores: o atraso na entrada em operação do campo de Papa-Terra, na Bacia de Campos; o atraso na chegada ao Brasil e dificuldades de instalação de equipamentos denominados BSRs - Boias de Sustentação de Risers, que permitiriam a interligação de novos poços nos campos de Sapinhoá e Lula NE, na Bacia de Santos; e o atraso no início da produção das plataformas P-55 e P-58, no campo de Roncador e no Parque das Baleias, entre outros fatores

A produção de petróleo da Petrobras em território brasileiro alcançou 1,931 milhão de barris por dia em 2013, informou a estatal, nesta sexta-feira, 31 (Foto: Divulgação)

O balanço de 2013 também mostra que a produção de gás natural, sem liquefeito, alcançou 61,922 milhões de metros cúbicos diários, uma expansão de 3,8% em relação a 2008. Quando considerado também o volume operado pela Petrobras para os seus parceiros, o número sobe para 68,798 milhões de metros cúbicos diários.

Já a produção total da Petrobras, incluindo petróleo e gás no Brasil e no exterior, totalizou 2,540 mi de boe/d em 2013, uma queda de 2,2% em relação ao ano anterior. Desse total, 219,5 mil boe/d foram produzidos dos campos da empresa no exterior e 2,321 milhões de boe/d no Brasil.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Prêmios da Lotofácil e Quina saem para Santos e São Vicente; saiba quanto e lotéricas

Os sorteios foram realizados na noite desta terça-feira (23). Confira os resultados

Cotidiano

Turista é arrastado por correnteza na Praia do Tombo, em Guarujá

Os guarda-vidas estavam em outra extremidade da praia no momento do ocorrido.

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter