Movimento do varejo cresceu 0,5% em setembro, informa a Boa Vista

Na comparação com os últimos 12 meses ante os 12 meses encerrados em setembro de 2012, o índice que mede o comportamento do varejo subiu 2,90% e cresceu 1,6%

Comentar
Compartilhar
22 OUT 201315h46

O movimento do comércio varejista brasileiro repetiu, no mês de setembro, a taxa de crescimento registrada no mês anterior, de 0,5%, na série com ajuste sazonal, informou, nesta terça-feira, 22, a Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). Na comparação com os últimos 12 meses ante os 12 meses encerrados em setembro de 2012, o índice que mede o comportamento do varejo subiu 2,90% e cresceu 1,6% de janeiro a setembro de 2013.

De acordo com a Boa Vista, a "relativa" estabilidade da inflação no período e facilidades na obtenção de crédito permitiram avanço nas vendas no período. No entanto, a equipe econômica da entidade pondera, em nota, que o arrefecimento nas taxas de expansão da maioria dos segmentos do indicador aponta para uma mudança no cenário de crescimento este ano.

"Dessa forma, espera-se que a atividade de varejo mantenha crescimento em 2013, porém com taxas mais moderadas que as observadas nos últimos anos, muito influenciadas pela pressão inflacionária e pela perda de ritmo do emprego e do rendimento médio da população ocupada no período", segundo a nota.

Setores

O setor de Supermercados, Alimentos e Bebidas foi o que apresentou a maior variação mensal, de 0,80%, com o dado já dessazonalizado. O segmento de Tecidos, Vestuários e Calçados aparece em seguida, ao registrar expansão de 0,6% no nono mês do ano ante agosto.

O segmento de Tecidos, Vestuários e Calçados registrou expansão de 0,6% no nono mês do ano ante agosto (Foto: Divulgação)

O setor de Móveis e Eletrodomésticos subiu 0,3% sobre o mês imediatamente anterior, após feito o ajuste sazonal. Já a categoria de Combustíveis e Lubrificantes teve taxa positiva de 0,1% na comparação com o oitavo mês do ano.