Com espaço suficiente para a passagem de veículos pesados, como caminhões, já foram encontrados veios de ouro a mais de 2.400 metros de profundidad / Divulgação
Continua depois da publicidade
A importância do estado de Minas Gerais é notória para o desenvolvimento do Brasil. Honrando seu nome de batismo, é em território mineiro que está localizada a maior mina de extração de ouro do país.
Instalada na cidade de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a Mina Cuiabá é administrada pela empresa AngloGold Ashanti.
A título de curiosidade, o local é considerado o ponto mais profundo de todo o Brasil. A estrutura de extração atinge 2.500 metros abaixo da superfície.
Para efeito de comparação, essa profundidade é mais que o dobro da altura do Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo, com 828 metros.
Continua depois da publicidade
Com espaço suficiente para a passagem de veículos pesados, como caminhões, já foram encontrados veios de ouro a mais de 2.400 metros de profundidade.
A estrutura física da mina tem formato espiral e soma 330 km de túneis, sendo 36 km apenas de rampas para locomoção.
Continua depois da publicidade
Conheça também a Maior reserva de ouro, prata e cobre do mundo é descoberta após 30 anos.
Para obter apenas 6 gramas do metal precioso, é necessário explodir cerca de uma tonelada de rochas. O custo operacional para avançar cada metro dentro da mina é de, aproximadamente, R$ 29 mil.
O acesso aos níveis mais profundos é feito por elevadores e veículos. A descida até o nível 11, localizado a 900 metros de profundidade, leva cerca de quatro minutos.
Continua depois da publicidade
Já para alcançar o ponto mais profundo, conhecido como o famoso nível 23, o trajeto pode levar cerca de 25 minutos, com a utilização de equipamentos específicos e transporte interno.
Ao todo, 150 equipamentos operam na mina. Desses, 74 são considerados pesados, como a carregadeira elétrica de 20 toneladas.
Com dois turnos de operação, a instalação conta com cerca de 1.000 funcionários.