Economia

Material escolar apresenta diferença de preço de até 125%

Órgão realizou pesquisa nos dias 5 e 6 de janeiro; ao todo foram pesquisados 91 itens nas cidades de Santos, Guarujá, São Vicente e Praia Grande

Da Reportagem

Publicado em 16/01/2017 às 19:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Os pais que precisam comprar materiais escolares neste início de ano devem ficar atentos. Isso porque os preços dos itens podem variar até 125% / Divulgação

Continua depois da publicidade

Os pais que precisam comprar materiais escolares neste início de ano devem ficar atentos. Isso porque os preços dos itens podem variar até 125%. Os dados são da pesquisa realizada entre os dias 5 e 6 de janeiro pela Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, em parceria com Procons Municipais da Baixada Santista.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Foram pesquisados 91 itens em sete estabelecimentos distribuídos nas cidades de Santos, Guarujá, São Vicente e Praia Grande.

Continua depois da publicidade

O Procon-SP orienta que antes de ir às compras, é bom verificar quais dos produtos da lista de material o consumidor já possui em casa e, ainda, se estão em condição de uso. Promover a troca de livros didáticos entre alunos que cursam séries diferentes também garante economia e reaproveitamento de recursos.

Na lista de material, as escolas não podem exigir a aquisição de material de uso coletivo e higiene pessoal (materiais de escritório, de higiene ou limpeza, por exemplo), conforme determinação da Lei nº 12.886 de 26/11/2013.

Continua depois da publicidade

Dicas. De acordo com a educadora financeira Teresa Tayra, a compra do material escolar em janeiro gera um impacto significativo nas finanças da família e por esse motivo é importante estar orientado sobre como economizar.

“Todos os gastos comuns de início do ano deve fazer parte do planejamento familiar, especialmente a compra do material escolar. Quem não fez esse planejamento pode refletir sobre mudar seu comportamento daqui para frente, para que os próximos inícios de ano sejam mais planejados e tranquilos financeiramente”, orienta Teresa. 

Dentre das dicas de como poupar, ela destaca que é importante fazer uma análise sobre quais itens do ano anterior podem ser usados novamente.

Continua depois da publicidade

“Também é válido reunir alguns pais e comprar itens por atacado. Lápis, canetas e borracha são alguns dos que podem ser adquiridos em maior quantidade, já que é comum a necessidade de reposição no decorrer do ano”, destaca.

A educadora também aponta que é importante dar preferência a itens duráveis e resistentes, que possam ser reutilizados nos anos seguintes, gerando economia para o bolso e sustentabilidade ao meio ambiente.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software