Economia

Leilão do maior terminal de contêineres do Brasil gera polêmicas e dúvidas

O Porto de Santos, o maior da América Latina, voltou a atrair os holofotes. O leilão de seu principal terminal de contêineres tem gerado polêmica após o anúncio do modelo escolhido para a disputa

Igor de Paiva

Publicado em 04/11/2025 às 08:15

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Em abril, o volume total de cargas chegou a 14,8 milhões de toneladas, um crescimento de 0,7% em comparação ao mesmo mês de 2023 / Divulgação/Porto de Santos

Continua depois da publicidade

O Porto de Santos, o maior da América Latina, voltou a atrair os holofotes. O leilão de seu principal terminal de contêineres tem gerado polêmica após o anúncio do modelo escolhido para a disputa.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A decisão foi tomada e divulgada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Em resumo, o edital restringe a concorrência a empresas que já operam dentro do Porto de Santos.

O processo será dividido em duas etapas, sendo a primeira exclusiva para operadores já instalados no local.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Saiba como participar do programa de visitas guiadas no Porto de Santos

• Lula inaugura porto e aeroporto modernizados em Belém às vésperas da COP30

• Em 10 meses, Porto de Santos ultrapassa volume anual de apreensões de drogas de 2024

O modelo tem sido alvo de críticas de diversas companhias do setor. Na última quarta-feira (29), o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU) considerou o edital ilegal.

Além disso, vereadores de Santos protocolaram um pedido de análise sobre o caso ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino. Aproveite e veja também: Em 10 meses, Porto de Santos ultrapassa volume anual de apreensões de drogas de 2024.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software