Economia
O Porto de Santos, o maior da América Latina, voltou a atrair os holofotes. O leilão de seu principal terminal de contêineres tem gerado polêmica após o anúncio do modelo escolhido para a disputa
						Em abril, o volume total de cargas chegou a 14,8 milhões de toneladas, um crescimento de 0,7% em comparação ao mesmo mês de 2023 / Divulgação/Porto de Santos
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O Porto de Santos, o maior da América Latina, voltou a atrair os holofotes. O leilão de seu principal terminal de contêineres tem gerado polêmica após o anúncio do modelo escolhido para a disputa.
A decisão foi tomada e divulgada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Em resumo, o edital restringe a concorrência a empresas que já operam dentro do Porto de Santos.
O processo será dividido em duas etapas, sendo a primeira exclusiva para operadores já instalados no local.	
			
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O modelo tem sido alvo de críticas de diversas companhias do setor. Na última quarta-feira (29), o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU) considerou o edital ilegal.
Além disso, vereadores de Santos protocolaram um pedido de análise sobre o caso ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino. Aproveite e veja também: Em 10 meses, Porto de Santos ultrapassa volume anual de apreensões de drogas de 2024.
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