X

Economia

Juros bancários aumentam e inadimplência sobe

Ainda como consequência da crise econômica, a taxa anual de juros do rotativo do cartão de crédito subiu de 345,8%, em março, para 347,5%, em abril

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 29/05/2015 às 16:44

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Dados divulgados pelo Banco Central na última quarta-feira (27) revelaram que a taxa total de inadimplência, considerando pessoas físicas e empresas, no segmento de recursos livres (exceto crédito rural e habitacional), subiu de 4,4% em março para 4,6% no mês de abril. Os dados representam as operações com atrasos superiores a 90 dias.

Ao mesmo tempo, a taxa de juros cobrada pelos bancos nas operações de pessoa física subiu pelo quarto mês consecutivo, chegando a 56,1% ao ano ? destaque também para a alta no crédito pessoal não consignado. O aumento é o maior desde o início da série histórica, em 2011.

Houve também crescimento significativo na taxa de juros média de crédito das operações incluindo pessoas físicas e empresas, ainda com recursos livres, que passou de 40,9% ao ano em março para 41,8% em abril.

Para o economista Alexandre Nobre, sócio-diretor da RCB Investimentos, o aumento nas taxas de juros está relacionado ao ajuste necessário acontecendo na econômica. "O controle de preços administrados, o incentivo ao consumo e a rede de benefícios, estimulados pelo governo nos últimos anos, levou a essa situação com inflação em alta e necessidade de ajuste fiscal. Isso resultou à alta de juros e a desaceleração que estamos vivendo", explica. No acumulado de 12 meses, encerrado em abril, a inflação chegou a 8,17%. De acordo com o economista, o crescimento da inadimplência é reflexo de uma série de fatores, entre os quais o crescimento dos índices de desemprego e o aumento da inflação.

"A tendência para este ano é que a inadimplência permaneça com índices elevados. O aperto no crédito feito pelos bancos também é um fator que contribui para esse quadro", acrescenta Renato Toledo, sócio de Nobre na RCB.

Ainda como consequência da crise econômica, a taxa anual de juros do rotativo do cartão de crédito subiu de 345,8%, em março, para 347,5%, em abril. "O cartão de crédito é uma das principais modalidades de pagamento para 52 milhões de brasileiros. A elevação da taxa de juros no segmento também contribui para o aumento do número de devedores. A lógica é simples: dívidas mais caras significa maior dificuldade para as famílias", conclui Toledo.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Guarujá prepara 22ª Festa Cigana para o mês de maio

Convites já estão à venda a R$ 10 e um quilo de alimento não perecível; evento faz parte do Calendário Oficial da Cidade

Nacional

Playcenter anuncia novo parque em Santo André

Será a segunda unidade da categoria 'Family'

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter