X
Economia

Juro do rotativo do cartão de crédito sobe novamente e atinge 334,5%, diz BC

Com o aumento de 2,1 pontos percentuais, a taxa passou de 332,4% em fevereiro para 334,5% ao ano em março

O juro do rotativo é a taxa mais elevada desse segmento e também a mais alta entre todas as avaliadas pelo BC / Marcos Santos/USP Imagens/Fotos Públicas

O juro médio total cobrado no rotativo do cartão de crédito subiu 2,1 pontos porcentuais de fevereiro para março, informou nesta quinta-feira, 26, o Banco Central. Com isso, a taxa passou de 332,4% em fevereiro para 334,5% ao ano em março. 

O juro do rotativo é a taxa mais elevada desse segmento e também a mais alta entre todas as avaliadas pelo BC. 

Dentro desta rubrica, a taxa da modalidade rotativo regular passou de 239,1% para 243,5% ao ano de fevereiro para março. Neste caso, são consideradas as operações com cartão rotativo em que houve o pagamento mínimo da fatura. 

Já a taxa de juros da modalidade rotativo não regular passou de 399,6% para 397,6% ao ano. O rotativo não regular inclui as operações nas quais o pagamento mínimo da fatura não foi realizado.

No caso do parcelado, ainda dentro de cartão de crédito, o juro caiu de 174,3% para 169,3% ao ano.

Considerando o juro de todas as operações oferecidas no cartão de crédito, que leva em conta operações do rotativo e do parcelado, a taxa passou de 74,7% para 74,0% de fevereiro para março. 

Em abril de 2017, começou a valer a nova regra que obriga os bancos a transferir, após um mês, a dívida do rotativo do cartão de crédito para o parcelado, a juros mais baixos. 

A intenção do governo com a nova regra é permitir que a taxa de juros para o rotativo do cartão de crédito recue, já que o risco de inadimplência, em tese, cai com a migração para o parcelado.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Procon de Santos fiscaliza descontos e faz autuações no Black Friday

Nove fiscais - seis do Procon-Santos e três da Regional do Procon-SP - passaram por unidades de lojas como Carrefour, Fast Shop, Extra, Magazine Luiza, Renner, Lojas Cem, entre outras

Santos

Encosta de morro santista recebe cortina de concreto para contenção

O Morro do Fontana, em Santos, está passando por obras de contenção, para sanar os problemas provocados pelo deslizamento de terra durante as fortes chuvas do ano passado

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software