X

Economia

Greve dos Bancários leva clientes a pagar mais por empréstimo

O saldo de operações com cheque especial, por exemplo, cresceu 4,3%, maior expansão entre as modalidades disponíveis para os consumidores

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 29/10/2013 às 20:14

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Ao se depararem no mês passado com os bancos fechados por causa da greve, os correntistas dos bancos acabaram apelando para modalidades mas caras de crédito, apontam dados divulgados nesta terça-feira, 29, pelo Banco Central.

O saldo de operações com cheque especial, por exemplo, cresceu 4,3%, maior expansão entre as modalidades disponíveis para os consumidores. O rotativo do cartão, no qual entram saques e faturas que não foram pagas na data, teve o segundo maior crescimento, de 2,8%. Nos meses anteriores, essas linhas vinham crescendo a uma taxa mensal de 1%.

Os números mostram também que, em setembro, a taxa de juros do crédito livre subiu pelo quarto mês seguido, para 37,2% ao ano, maior porcentual em 17 meses. Esse movimento reflete a elevação da taxa de juros básica da economia, a Selic, para 9,5% ao ano. As taxas podem ter sido influenciadas também pelo fato de os clientes haverem contratados empréstimos mais caros.

O chefe do Departamento Econômico do BC, Tulio Maciel, disse que a greve reforçou uma tendência que já era observada, a do crescimento moderado do crédito. Em setembro, o saldo das operações de crédito aumentou 0,8%, o que é uma taxa menor do que a observada em meses anteriores. "É uma expansão moderada, em ambiente de estabilidade de inadimplência e de elevação das taxas de juros, em linha com o ciclo de aperto monetário."

Ele reconheceu, também, que os clientes tiveram mais dificuldade de acessar as linhas de crédito com juros mais baixos, como o consignado e o imobiliário. A contratação desses empréstimos dependem da ida das pessoas aos bancos. Essas duas linhas apresentaram um desempenho abaixo do padrão em setembro.

A greve dos Bancários, no mês passado, levou clientes a pagar mais por empréstimo (Foto: Matheus Tagé/DL)

Inadimplência

A inadimplência voltou a subir, de 3,2% para 3,3%, depois de cair por três meses seguidos, mas ainda está nos menores patamares em três anos. "Essa melhora reflete o crescimento da renda, a consciência em termos financeiros. E, por parte dos bancos, houve um aprendizado, com maior seletividade na concessão e mais critérios em termos de garantia e seleção do cliente", disse Maciel.

Em tese, o mês de outubro poderá apresentar os mesmos reflexos, uma vez que a greve se estendeu até o dia 11. Maciel afirmou, no entanto, que existe a possibilidade de que os consumidores estejam correndo para regularizar a situação neste fim de mês, o que pode minimizar o impacto da greve sobre os dados do mês.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília, Eduardo Araújo, afirmou que a greve não é a principal explicação para a alta dos juros e a desaceleração do crédito. "Nem todas as transações eletrônicas, na internet ou nos caixas, são exclusivamente para cheque especial", comentou.

Para o líder sindical, um fator que pode ter pesado nos dados do mês passado é a intenção dos bancos públicos de tirar o pé do acelerador na oferta de crédito. Araújo argumentou também que, com a trajetória de aperto monetário iniciado em abril, não há interesse por parte das instituições, privadas ou públicas, de oferecem empréstimos mais em conta.

Para a economista da Tendências Consultoria Integrada Mariana Oliveira, o aumento da participação do crédito mais caro no total respondeu por uma parte menor, cerca de 20%, do aumento dos juros para o consumidor no mês passado. A maior parte da alta, portanto, está relacionada à alta promovida pelos bancos em praticamente todas as linhas. "Linhas que estruturalmente possuem taxas de juros menores também registraram aumento na taxa de agosto para setembro."

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Procurando emprego? PAT de Guarujá oferta 52 vagas nesta quinta (25)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

Santos

Casa das Culturas de Santos recebe exposição e oficina até domingo (28)

Ação começa nesta quinta-feira (25), com a exposição 'Vicente de Carvalho, Além-Mar'

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter