X

Economia

Governo Federal vai lotear o mar para criação de peixe em cativeiro

A expectativa é que essa medida impulsione a produção de peixe no Brasil, com a adição de pelo menos 31 mil toneladas/ano de ­pescado

Nilson Regalado

Publicado em 01/10/2018 às 11:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A expectativa é que essa medida impulsione a produção de peixe no Brasil, com a adição de pelo menos 31 mil toneladas/ano de ­pescado / Divulgação

O Governo Federal cederá 48 áreas no mar territorial brasileiro e em represas de hidrelétricas para criação de peixes em cativeiro. Essas áreas ficam em 11 estados, incluindo São Paulo, e devem ser leiloadas em outubro.

A expectativa é que essa medida impulsione a produção de peixe no Brasil, com a adição de pelo menos 31 mil toneladas/ano de ­pescado.

Essa é mais uma tentativa de ampliar o consumo do pescado, atualmente estagnado em dez quilos per capita/ano, metade da média mundial. Essas intervenções federais no mercado de peixes e frutos do mar começaram ainda no Governo FHC, no início dos anos 2000, quando o Brasil passou a pleitear cotas maiores nas capturas em águas internacionais de determinadas espécies com alto valor comercial, como o atum.

Depois, durante o Governo Lula, a secretaria de pesca e aquicultura ganhou status de ministério e a produção de peixe em cativeiro foi incentivada, inclusive em águas da União, nas represas das hidrelétricas. E o consumo interno aumentou, mas veio a crise econômica, a perda do poder de compra, a diminuição do mercado interno e o desinteresse de criadores em expandir seus negócios.

Em Santa Catarina, porém, as fazendas marinhas são sucesso desde a década de 1980, após incentivos do governo estadual. Agora, no apagar das luzes, o Governo Temer tenta reativar o setor, mas conta mesmo é com a arrecadação dos recursos que serão obtidos com o leilão dessas áreas.

Vai e vem na quitanda
Pães, massas e até ingredientes da ceia de Natal, como o panetone, devem sofrer reajustes nas próximas semanas devido à alta do dólar. Motivo: o Brasil importa metade do trigo que consome. Em compensação, a tendência é de queda no valor do leite e derivados com a volta das chuvas a partir da primavera.
 
Caipirinha cara!!
O preço do limão subiu com força em São Paulo em setembro, impulsionado pela baixa quantidade de fruta disponível nos pomares. A maior parte dos limões provenientes de floradas recentes ainda está verde e não atingiu o calibre e a coloração adequados. Segundo o Cepea/USP, até quinta (dia 27), o valor médio da fruta subiu 109,8% em relação a agosto e ficou 19,2% maior que o de setembro/2017.

 A Unicamp, os indígenas...
A Unicamp registrou 610 inscritos para o primeiro Vestibular Indígena da história. O processo seletivo oferece 72 vagas nos cursos de Enfermagem, Administração, Farmácia, Administração Pública, Engenharia Elétrica, Pedagogia, Engenharia de Produção, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Agrícola, Engenharia Elétrica e Ciência do Esporte.
 
...e o futuro do Brasil
A prova será realizada no dia 2 de dezembro, em Campinas (SP), Dourados (MS), Manaus (AM), Recife (PE) e São Gabriel da Cachoeira (AM). Os estudantes deverão comprovar que pertencem a uma das etnias indígenas do território brasileiro.

As cores do Brasil rural
A principal florada do café na safra 2019/20 coloriu o interior de São Paulo e de Minas Gerais nesta semana, após as primeiras chuvas da primavera. O espetáculo da natureza transforma o cenário no campo, revestindo os cafezais de branco, como uma nevasca em plena primavera, renovando a esperança de dias melhores...

O perfume da saudade
Outubro é tempo de jabuticaba e carambola, frutas com aroma genuinamente brasileiro, típicas dos velhos quintais, com sabor de infância...

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

Passeio Ciclístico do Casqueiro 'Bike é Vida' ocorre neste domingo (28), em Cubatão

Kits serão entregues no próprio dia 28, às 7h, no mesmo local onde ocorrerá o evento

Cotidiano

Confira o resultado da Lotofácil no concurso 3088, nesta quinta (25)

O prêmio é de R$ 1.700.000,00

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter