Governo de SP: Gestão anuncia redução do ICMS para bares e restaurantes

Medida foi pleiteada pela FHORESP, entidade que representa 24 sindicatos patronais da categoria

Comentar
Compartilhar
16 SET 2021Por Da Reportagem11h40
Conforme alteração, a alíquota do ICMS atinge 3,2%Conforme alteração, a alíquota do ICMS atinge 3,2%Foto: Divulgação

A alíquota de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviço) para bares e restaurantes do estado de São Paulo volta ao mesmo patamar praticado em 2020, a alteração foi divulgada nesta quarta-feira (15) pelo governo estadual durante coletiva de imprensa.

Conforme alteração, a alíquota passa dos 3,69%, anunciados em janeiro deste ano, para 3,2%, semelhante ao ano passado. A decisão deve beneficiar cerca de 250 mil empresas, representando uma redução de custos de até 13% para estes estabelecimentos. 

A medida faz parte das reivindicações da FHORESP (Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo), entidade que representa 24 sindicatos patronais da categoria, entre eles o SINHORES - Sindicato de Hotéis Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira.

“Os bares e restaurantes foram fortemente impactados pela crise causada pela disseminação da Covid-19. As medidas restritivas limitaram nosso trabalho e, consequentemente, nosso faturamento. O valor de 3,69% anunciado em janeiro, estava muito fora da nossa realidade e traria ainda mais prejuízos pra quem já foi tão afetado”, ressalta Heitor Gonzalez, presidente do SINHORES da Baixada Santista e Vale do Ribeira.