EUA subirão juro quando economia estiver forte, o que será boa notícia, diz FMI

Outros países poderão se beneficiar da melhora econômica norte-americana, por meio do efeito sobre o comércio internacional, disse José Vinals

Comentar
Compartilhar
15 ABR 201514h03

Os Estados Unidos começarão o processo de alta nos juros quando a economia estiver suficientemente forte, o que será uma boa notícia para o mundo, avalia o diretor do departamento Financeiro e de Mercado de Capitais do Fundo Monetário Internacional (FMI), José Vinals. Segundo ele, outros países poderão se beneficiar da melhora econômica norte-americana, por meio do efeito sobre o comércio internacional. "É preciso colocar isso em perspectiva", afirmou.

Se o processo de reversão da política monetária for suave, será mais fácil para os emergentes assimilarem a mudança, avalia. Caso contrário, haverá dificuldades. "Não sabemos como será o futuro", disse há pouco, durante coletiva de imprensa na reunião de Primavera do FMI, em Washington.

Para ele, a melhora dos fundamentos econômicos é relevante para preparar os emergentes para o momento de aperto monetário nos EUA.