X

Economia

Empresas reduzem procura por crédito em abril, mostra Serasa

Em relação a abril de 2014, a procura caiu 1,2%. Os dados referem-se ao Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito

Publicado em 20/05/2015 às 13:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

As empresas reduziram a busca por crédito em 12,3% no mês de abril na comparação com o mês anterior indicando uma mudança de comportamento em relação aos dois últimos meses, quando a procura havia crescido. Em relação a abril de 2014,  a procura caiu 1,2%. Os dados referem-se ao Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito.

No acumulado do quadrimestre,  houve alta de 6,9% comparado ao período de janeiro a abril de 2014. Para os economistas da Serasa Experian, o resultado de abril reflete “ o atual quadro recessivo da economia brasileira, marcado por altas taxas de juros e baixo grau  de confiança de consumidores e empresários.”

O levantamento da Serasa Experian mostra que foi maior a queda na variação mensal no segmento das micro e pequenas empresas que diminuíram a busca em 12,5% em março último. Nas empresas de médio porte, ocorreu recuo de 8,7% em abril e nas grandes empresa, retração de 7,5%.

As empresas reduziram a busca por crédito em 12,3% no mês de abril na comparação com o mês anterior (Foto: Agência Brasil)

No acumulado desde janeiro, apenas as micro e pequenas empresas elevaram a procura com um aumento de 8,4%. As médias empresas buscaram 14,2% menos e as grandes (-7,7%).

Por setor, houve recuo em todas áreas com destaque para o comércio (-13%). Nos serviços foi constatada uma baixa de 11,9% e, na indústria (-10,6%). No primeiro quadrimestre, aparece os serviços com uma alta de 8,8%, seguido do comércio com elevação de 8,5% e no setor industrial queda de 5,7%.

A região Centro-Oeste foi a que apresentou o maior recuo de março a abril, com 23,1%. No Sul, houve queda de 16,5%; Sudeste ficou em 16,1% ;  Nordeste, 15,7% e apenas na região Norte do país indicou avanço de 9%.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Cocaína acumulada na Baía de Santos desde 1930 já contamina os peixes

Droga se acumula não só na água, mas em sedimentos e organismos marinhos e representa alto risco ecológico, apontou o professor da Unifesp Camilo Seabra durante a FAPESP Week Illinois

Cotidiano

Cachorros são resgatados em condomínio após denúncia de maus tratos, em Bertioga

Segundo a Prefeitura, os animais estavam presos em um condomínio na Avenida Anchieta, sem o tutor

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter