Empresas buscam se estruturar durante pandemia

Dados do IBGE mostram que 4 em cada 10 empresas fecharam devido à pandemia

Comentar
Compartilhar
14 SET 2020Por Vanessa Pimentel08h30
Empresários com dificuldades podem procurar por um serviço chamado consultoria de gestão.Foto: DIVULGAÇÃO

Dados recentes do IBGE mostram que quatro em cada 10 empresas que encerraram suas atividades em 2020 tiveram como motivo principal a crise econômica gerada pela pandemia.

A crise escancarou problemas que algumas empresas já enfrentavam e causou a falência de muitas. Ao mesmo tempo, mostrou que é vital ter uma boa gestão empresarial para conseguir atravessar períodos de instabilidade sem quebrar.

Mas, nem sempre é fácil fazer isso sozinho. Por isso, quando empresários sentem dificuldade para inovar e se manter no mercado, podem procurar por um serviço chamado consultoria de gestão.

Vanessa Malerba, fundadora da Wizz consultoria de gestão e liderança, explica que "a consultoria de gestão está para a pessoa jurídica como um médico está para a pessoa física. Mas muita gente ainda não se atentou para isso".

Ela afirma que é preciso buscar ajuda de um especialista antes da situação sair do controle, principalmente em casos de pequenas e médias empresas.

A consultoria de gestão e liderança, segundo ela, assume o papel de guia norteador para empreendedores e empresários de pequenas e médias empresas (PME) que desejam impulsionar o crescimento do seu negócio. O trabalho é baseado no líder que, com o suporte correto, passa a orientar e inspirar a equipe de forma mais assertiva.

"Eu sempre friso que gestão é sobre ter as informações certas, tomar as decisões, compartilhar e executá-las", comenta Vanessa.

Ela diz que os ganhos começam a partir da organização financeira da empresa, com aumento nos lucro e rentabilidade. Passa também pela otimização de processos e eliminação de retrabalho. Em seguida vem o aumento da motivação de funcionários, com a melhora da qualidade de vida e saúde mental. "É um ciclo funcional e super produtivo para qualquer empresa. Apenas com coerência, diretrizes claras e bem alinhadas entre todos os envolvidos, é possível caminhar na mesma direção e chegar a este resultado", afirma Malerba.