X

Economia

Dólar forte prejudica alguns Estados brasileiros, avalia Fitch

De acordo com a agência, a força do dólar, restrições fiscais locais e previsões ruins para a economia brasileira deverão pressionar ainda mais o baixo nível de investimento

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 18/03/2015 às 17:31

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A agência de classificação de riscos Fitch afirmou que a queda do real, principalmente em relação ao dólar norte-americano, é um risco para muitos Estados do Brasil e pode se tornar um fardo financeiro adicional no País. "Os Estados com montantes maiores de dívida externa são os mais expostos e seus ratings podem ser pressionados no médio prazo. Contudo, alguns Estados podem se beneficiar de vários detalhes importantes", afirmou a entidade em relatório.

De acordo com a Fitch, a força do dólar, restrições fiscais locais e previsões ruins para a economia brasileira deverão pressionar ainda mais o baixo nível de investimento. "Daqui para frente, a proposta federal de ajuste fiscal impediria Estados de tomar alguns tipos de empréstimos do governo federal. Apesar de ser totalmente garantida pelo governo federal, a exposição em moeda estrangeira não é contada em mecanismos de hedge", disse.

Por outro lado, a agência disse que todos os perfis de crédito de Estados se beneficiam do apoio implícito dos termos de gestão de dívida do governo federal do Brasil. Além disso, alguns Estados têm a opção de pagar dívida externa com linha de crédito oferecida pelo Banco do Brasil em reais. Alguns Estados também ligam indiretamente receita com impostos a exportações e royalties em dólar, citou a agência. As linhas de crédito em dólar em circulação ainda são mais atraentes do que as dívidas originais que eles refinanciaram, contanto que o real não se deprecie mais.

O dólar forte prejudica alguns Estados brasileiros, segundo a Fitch (Foto: Divulgação)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Coluna

Itanhaém prevê expansão econômica e outros assuntos

Congelamento da tarifa dos ônibus chegou ao público um pouco antes da hora

Ideia

Construtor sugere fundação nos moldes da Pinacoteca para 'novo' Escolástica Rosa

"Se formarmos um grupo e esse grupo for inteligente, envolve toda a sociedade no projeto"

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter