X

Economia

Crédito ficou mais caro em setembro, mostra o BC

Entre as principais linhas de crédito livre para a pessoa física, destaque para o cheque especial, cuja taxa subiu de 138,9% ao ano para 143,3% ao ano na mesma comparação

Publicado em 29/10/2013 às 12:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A taxa média de juros no crédito livre subiu de 28,0% ao ano em agosto para 28,4% ao ano em setembro. É maior taxa desde maio de 2012 (28,5% ao ano). Para a pessoa física, a taxa média de juros no crédito livre passou de 36,5% ao ano para 37,2% ao ano. Para a pessoa jurídica, avançou de 20,6% ao ano para 20,7% ao ano na mesma comparação.

Entre as principais linhas de crédito livre para a pessoa física, destaque para o cheque especial, cuja taxa subiu de 138,9% ao ano para 143,3% ao ano na mesma comparação. Para o crédito pessoal, avançou de 39,7% ao ano para 40,4% ao ano. Para veículos, os juros subiram de 20,9% ao ano para 21,2% ao ano.

A taxa média de juros no crédito total, que inclui também as operações direcionadas, subiu de 19,3% ao ano em agosto para 19,5% ao ano em setembro. O juro médio do crédito direcionado passou de 7,2% ao ano para 7,3% ao ano na mesma comparação.

Inadimplência

A taxa de inadimplência no crédito livre ficou estável em setembro em relação a agosto, segundo o Banco Central. De acordo com a instituição, os atrasos acima de 90 dias no crédito livre ficaram em 5,1% pelo segundo mês seguido. Para pessoa física, se manteve em 7,0%. Para as empresas, o porcentual continuou em 3,4%.

A taxa média de juros no crédito livre subiu de 28,0% ao ano em agosto para 28,4% ao ano em setembro (Foto: Divulgação)

Já a inadimplência do crédito direcionado subiu de 1,0% em agosto para 1,1% em setembro. O dado que considera crédito livre mais direcionado mostra inadimplência de 3,3% em setembro, ante 3,2% em agosto. No crédito livre para pessoa física, a inadimplência no crédito pessoal se manteve em 4,2%. No cheque especial, subiu de 8,4% para 8,5%.

Na aquisição de veículos, caiu de 5,8% para 5,7%. No cartão de crédito, recuou de 25,1% para 24,6%, puxa da pela redução de 0,7 ponto porcentual no rotativo, cujos atrasos representam 33,9%.

Spread

O spread bancário médio no crédito livre continuou em trajetória de alta em setembro. Nos dados da nota de crédito do BC, o spread passou de 17,6 pontos porcentuais (pp) em agosto para 17,8 pp no mês passado. Com isso, o spread se aproxima novamente do patamar verificado em abril deste ano (17,9 pp).

O spread médio da pessoa física no crédito livre foi o que mais puxou o indicador ao subir de 25,3 pp em agosto para 25,8 pp no mês passado. Para pessoa jurídica, no entanto, o spread médio caiu no período: de 10,9 pp para 10,8 pp.

O spread médio do crédito direcionado registrou estabilidade em todos os tipos de comparação de agosto para setembro, com o total estacionado em 2,4 pp, o de pessoa física, recuando de 2,4 pp para 2,3 pp e o de pessoa jurídica baixando de 2,5 pp para 2,4 pp.

O spread médio no crédito total (livre + direcionado) permaneceu em 11,3 pp em setembro. A taxa de captação dos bancos no crédito livre subiu de 10,4% para 10,6% ao ano de agosto para setembro.
 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

Cotidiano

Caminhão perde controle e trava Rodovia Anchieta

Após a retirada do caminhão, o tráfego voltou a sua normalidade

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter