Economia

Conta de luz: veja dicas para economizar durante a bandeira vermelha

Com a tarifa mais cara em vigor, concessionária orienta consumidores sobre como reduzir o consumo de energia e evitar sustos no orçamento

Luana Fernandes Domingos

Publicado em 01/08/2025 às 19:01

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Entre os vilões do consumo está o chuveiro elétrico, que pode representar até 35% da conta de luz / Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Continua depois da publicidade

Com a adoção da bandeira tarifária vermelha – patamar 2 –, anunciada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os consumidores da área de concessão da CPFL Piratininga devem se preparar para um aumento nas contas de luz. A medida reflete o aumento do custo da geração de energia por conta de fatores climáticos, como estiagens e baixos níveis nos reservatórios.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Para ajudar os consumidores a enfrentar esse período sem comprometer o orçamento, a CPFL Piratininga preparou uma série de orientações práticas para reduzir o consumo doméstico de energia.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Entenda o conceito de 'consumo fantasma' e como ele encarece sua conta de luz

• Cidade com menos sol do mundo tem apenas 6 horas de luz por dia

• Quanto custa uma hora de ar-condicionado? O impacto na conta de luz vai te surpreender

Segundo Walter Barbosa Júnior, gerente de Eficiência Energética da companhia, o uso consciente e a escolha de aparelhos com selo de eficiência energética A do Inmetro/Procel são essenciais para economizar. “Utilizar os equipamentos de forma segura, adequada e planejada pode gerar um impacto significativo na conta no fim do mês”, afirma.

Entre os vilões do consumo está o chuveiro elétrico, que pode representar até 35% da conta de luz. Reduzir o tempo no banho e deixar o equipamento na posição “verão” são medidas simples e eficazes. A geladeira também pesa no consumo, com até 30% da fatura. Evitar abri-la com frequência e mantê-la longe de fontes de calor são hábitos que ajudam a economizar.

Continua depois da publicidade

A iluminação pode corresponder de 15% a 25% do total de energia consumida, e a troca por lâmpadas de LED é uma das recomendações da CPFL, já que o modelo é até 85% mais eficiente do que as lâmpadas incandescentes. Aproveitar a luz natural durante o dia também contribui para a redução dos gastos.

Equipamentos como aquecedores e aparelhos de ar-condicionado também merecem atenção, podendo somar até 15% do consumo mensal. O uso do timer, a manutenção adequada e o fechamento de portas e janelas durante o uso ajudam a evitar desperdícios.

A CPFL Piratininga também disponibiliza a plataforma digital “Conta Fácil de Entender”, que pode ser acessada pelo aplicativo ou site da companhia. A ferramenta permite ao consumidor acompanhar a variação do consumo de energia mês a mês, além de visualizar os principais fatores que influenciam o valor da conta.

Continua depois da publicidade

Com atitudes simples e monitoramento constante, é possível passar pelo período de bandeira vermelha com mais controle sobre os gastos e maior consciência sobre o uso da energia elétrica.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software