Economia
A Receita Federal iniciará o pagamento das restituições do Imposto de Renda 2025 a partir de 30 de maio, data de fim do prazo para entrega das declarações
A ordem de pagamento segue critérios de prioridade estabelecidos pela Receita Federal / Agência Brasil
Continua depois da publicidade
A Receita Federal iniciará o pagamento das restituições do Imposto de Renda 2025 a partir de 30 de maio, data que também marca o encerramento do prazo para a entrega das declarações.
Neste ano, houveram mudanças na declaração do Imposto de Renda em 2025. O cronograma prevê cinco lotes mensais, com o último agendado para 30 de setembro .
Continua depois da publicidade
1º lote: 30 de maio
2º lote: 30 de junho
Continua depois da publicidade
3º lote: 31 de julho
4º lote: 29 de agosto
5º lote: 30 de setembro
Continua depois da publicidade
A ordem de pagamento segue critérios de prioridade estabelecidos pela Receita Federal. Em 2025, além dos grupos legalmente prioritários, como idosos e pessoas com deficiência, contribuintes que optarem pela declaração pré-preenchida e indicarem uma chave Pix com CPF também terão preferência .
Idosos com 80 anos ou mais
Idosos entre 60 e 79 anos
Continua depois da publicidade
Pessoas com deficiência ou moléstia grave
Contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério
Contribuintes que utilizarem a declaração pré-preenchida e optarem por receber via Pix
Continua depois da publicidade
Contribuintes que utilizarem a declaração pré-preenchida ou optarem por receber via Pix
Demais contribuintes
Continua depois da publicidade
A consulta ao primeiro lote estará disponível a partir de 23 de maio no site da Receita Federal ou pelo aplicativo "Meu Imposto de Renda" . Para verificar a situação da restituição, o contribuinte deve acessar a opção "Consultar a Restituição" na plataforma
A Receita Federal estima receber 46,2 milhões de declarações até o final do prazo . Contribuintes que entregarem a declaração mais cedo têm maiores chances de receber a restituição nos primeiros lotes, conforme a disponibilidade e os critérios de prioridade.