Mesmo com o agronegócio como principal pilar econômico, o êxodo populacional continua / Pexels
Continua depois da publicidade
A cidade de São Félix do Xingu, no Pará, tem um dado bastante curioso: no município, existem 38 bois para cada morador.
Esse fato ficou ainda mais evidente na última década, já que a cidade perdeu muitos munícipes ao longo dos anos.
Continua depois da publicidade
Em 2010, sua população era de 91.340 habitantes. Doze anos depois, após uma queda de 28,38% no número de moradores, São Félix do Xingu passou a ter 65.418 pessoas em seu território.
Atualmente, o município abriga cerca de 2,5 milhões de cabeças de gado, o que equivale a 1,1% de todo o rebanho encontrado no Brasil.
Continua depois da publicidade
Mesmo com o agronegócio como principal pilar econômico, o êxodo populacional continua.
Apesar de ter uma quantidade inferior à da Índia, a relação entre o número de animais e o de pessoas no município supera a do país asiático. Lá, a vaca e o boi são considerados animais sagrados.
Já no território brasileiro, esse tipo de animal também tem seu charme. Veja que uma vaca do Brasil, avaliada em R$ 21 milhões, quebrou recorde mundial e entrou para o Guinness.
Após o fim da era das seringueiras, que foi o grande motor financeiro da região, a cidade entrou em uma crise econômica quase sem fim.
Continua depois da publicidade
Nem tudo, porém, é problema. São Félix do Xingu é o sexto maior município do Brasil em extensão territorial.
A título de curiosidade, sua área é quase equivalente à do estado de Santa Catarina.
O município fica a uma distância de 1.050 km de Belém, capital do estado do Pará. O território é cercado por rios, sendo o Fresco e o Xingu os mais conhecidos. Esse fato favorece tanto a pesca, atividade comum na região, quanto o transporte.
Continua depois da publicidade
Chegar até lá não é fácil. Você pode ir de carro ou ônibus pela PA-150, BR-155 e PA-279, pegar um voo até o aeroporto local ou usar transporte fluvial pelos rios Xingu e Fresco.
A cidade foi fundada em 20 de novembro de 1900, completando 125 anos no final de 2025. Sua emancipação política aconteceu em 29 de dezembro de 1961.